Após eliminação no ‘BBB 23’, Fred Nicácio fala sobre pódio: ‘Seria incrível ter final só com pretos’


Participante participou do café d manhã com o eliminado no ‘Mais Você’, nesta quarta-feira (12). Ele foi eliminado na noite desta terça-feira (11). Fred Nicácio participa do ‘Mais Você’, na quarta-feira (12)
Reprodução/Globoplay
Fred Nicácio voltou ao “Mais Você” na manhã desta quarta-feira (12), para o tradicional café da manhã com o eliminado. Ele foi entrevistado por Fabrício Battaglini e Talitha Morete.
Nicácio foi eliminado do “BBB 23” com 51,14% dos votos, no 13º paredão, em uma disputa com Bruna Griphao e Sarha Aline. O participante tinha sido eliminado em fevereiro e, em março, voltou ao lado de Larissa, em uma repescagem.
“Eu sou muito conhecido por não ter medo. Naquela segunda-feira, – tem uma música da Liniker que diz ‘descascar o medo para caber coragem’-, e naquela noite eu decidi não descascar o medo, eu tive coragem para sentir medo. E naquela segunda-feira, eu chorei de medo. Mostrar que o Fredão Grandão tem medo foi importante para mim”, comentou o participante ao falar sobre o sentimento na hora da eliminação da terça-feira (11).
“Quando eu entrei pela terceira vez, cria-se uma expectativa grande do que a gente vai fazer, vai falar, e por mais que a gente dê 100%, poderia não ser o suficiente para suprir as expectativas em cima de mim, e frustrar fãs, amigos. Mas depois que eu entendi que a frustração é das pessoas e não minha, eu fiquei em paz”, completou.
Pódio só de pretos
Battaglini lembrou do retorno de Nicácio, quando ele falou com os outros participantes para que se tenha um pódio com participantes negros. “Eu quero essa casa inteira de preto. Eu quero Big Preto Brasil”, diz.
Durante a entrevista, Talitha e Battaglini mostraram uma cena que aconteceu depois da fala de Nicácio, em que Alface fala para Aline que não concorda com o participante. “Quando ele falou que só vai ter preto, quer tirar os brancos. E eu não gostei disso. Ele querer que sair os brancos e ficar só os pretos, é uma forma de exclusão”, disse Alface na ocasião.
Em resposta, Nicácio falou sobre racismo reverso e letramento racial. “Nem todo mundo que tem lugar de fala sabe o que está falando. O Ricardo Ele é um homem preto que é pouco letrado racialmente. Ele falou já isso, e já quis aprender”, diz
“E não é só culpa dele, é culpa de um sistema que impede que informações cheguem a ele. Quando ele estiver aqui fora, ele quiser conversar, ele vai entender que não existe racismo inverso”, falou Nicácio. “Nunca, em 23 edições, tivemos um pódio só com finalistas pretos. Nunca um homem preto ganhou uma edição. Seria incrível se tivesse um ‘BBB’ só de pessoas pretas.”
Primeiro café com o eliminado
Sétimo eliminado do programa, no dia 28 de fevereiro, Nicácio conversou com Ana Mariga Braga no dia seguinte, 1º de março.
Na ocasião, ele falou sobre o comportamento de Cris, Key e Gustavo Cowboy em relação a sua religião. “Me bateu uma tristeza tão grande. Nesta altura do campeonato sofrer intolerância religiosa, e para além da intolerância religiosa, é racismo religioso”, comenta o médico.
“Você ser julgado fazendo algo de mal para alguém a partir da sua religião. Eu queria ver se fosse o terço de uma Nossa Senhora se alguém iria ter esse medo, a ponto de a Key querer apertar o botão para sair. Isso é muito sério, Ana, é grave”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.