Eleições 2024: sem obrigação legal, idosos fazem questão de votar em Blumenau

Aos 80 anos, Ester Manke fez questão de exercer a cidadania e votar em Blumenau, no Vale do Itajaí. Ela acordou cedo neste domingo (6) de Eleições 2024 e foi acompanhada do filho até a escola Emílio Henrique Baumgart, no bairro Itoupava Central.

1
2

Aos 80 anos, Ester Manke fez questão de exercer a cidadania e votar em Blumenau – Bruna Ziekuhr/ND

2
2

Ester levou um dos seus primeiros títulos de eleitor – Bruna Ziekuhr/ND

Ela explica que sempre fez questão de votar. O primeiro voto aconteceu em 1962, quando brasileiros escolheram o presidente e vice-presidente da República. “É um ato de cidadania e patriotismo ao mesmo tempo”, cita.

E a moradora do bairro Itoupava Central não é a única entre os exemplos de quem não abre mão do direito. Para Lorivaldo Testoni, de 73 anos, votar é um dever e um prazer ao mesmo tempo.

“Tem que participar e é isso que eu transmito aos meus filhos e netos. Enquanto tiver condições de me locomover e a mente estar sadia, vamos votar”, explica o morador que votou no Colégio Bom Jesus, em Blumenau.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o eleitorado a partir de 70 anos pode votar de forma facultativa e representa 9,02% do total de 155.912.680 eleitoras e eleitores do pleito deste ano.

Em Santa Catarina, 515.587 aparecem na faixa de idade acima dos 70 anos, representando 9,15% do eleitorado total.

Acompanhe a cobertura do 1º turno das Eleições 2024 em Blumenau e região

A votação do 1º turno das Eleições 2024 em Blumenau, no Vale do Itajaí, ocorre neste domingo (6) para eleger prefeito e vereadores. O ND Mais terá uma cobertura especial com mais de 10 horas de acompanhamento ao vivo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.