Mais de 100 urnas apresentam problemas e precisam ser substituídas na manhã de eleições em SC

O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) precisou substituir 103 urnas eletrônicas na manhã de eleições em Santa Catarina. Neste domingo (6), eleitores vão definir os próximos prefeitos e vereadores dos municípios catarinenses.

103 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em Santa Catarina – Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Conforme o TRE, o maior motivo para as substituições foi a reinicialização e em seguida, a troca de bobina. Ao todo, 16 mil urnas estão em funcionamento neste domingo de eleições em Santa Catarina.

Segundo o vice-presidente TRE-SC, Carlos Alberto Civinski, o número é pequeno.

“As ocorrências foram pontuais e foram tratadas de forma já prevista nas ações de planejamento pensadas pelo nosso tribunal. Lembro que em todo o Estado temos cerca de 500 técnicos de apoio ao voto informatizado que foram contratados especialmente para esse trabalho e as falhas foram prontamente resolvidas pelas equipes especializadas”, ressaltou.

Duas pessoas são presas por crimes eleitorais na manhã de eleições em SC

Duas pessoas foram presas e três autuadas por crimes eleitorais na manhã de eleições deste domingo (6), em Santa Catarina. Os flagrantes incluíram o transporte ilegal de eleitores, foto na cabina e boca de urna.

Em Abelardo Luz, no oeste de Santa Catarina, um eleitor foi preso por estar abordando e conduzindo pessoas até o local de votação, o que é ilegal.

Em Joaçaba, no Meio-Oeste, outro eleitor foi preso por tirar uma foto da urna enquanto votava na cabina.

No Litoral Norte, três homens foram flagrados enquanto abordavam e distribuíam santinhos perto do local da votação em Navegantes e em Balneário Piçarras, o que configura como crime de boca de urna. Não houve prisão.

Em Petrolândia, no Vale do Itajaí, uma pessoa foi flagrada promovendo uma desordem e prejudicando os trabalhos eleitorais. Não houve prisão.

Conforme o vice-presidente, o número demonstra um dia tranquilo de eleições.

“Eu avalio como altamente positivo [o número de ocorrências] e é fruto de um trabalho de longo tempo, de modo que isso até nos dá orgulho como catarinenses, porque isso representa a disciplina, a observância, as regras, de modo que é importante para o processo eleitoral”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.