Datafolha: no Rio, Tarcísio tem 42% de eleitores comprometidos; Paes, 30%; e Ramagem, 28%


Índice mede eleitores que mencionam espontaneamente sua opção de voto, confirmam nome preferido na lista, consideram seu candidato o nome ideal e estão altamente motivados para votar. Considerando todos os entrevistados, índice subiu de 23% para 26%. Tarcísio Motta (PSOL), Eduardo Paes (PSD) e Alexandre Ramagem (PL)
Sthepanie Rodrigues/g1
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5) indica que Tarcísio Motta (Psol) é o candidato a prefeito com maior grau de afinidade entre os eleitores. No levantamento, 42% dos eleitores de Tarcísio se declararam comprometidos em votar nele.
Datafolha no Rio, votos válidos: Paes tem 61% e Ramagem, 24%
Veja página especial com todas as pesquisas
Acompanhe aqui, no domingo, todos os detalhes da apuração em tempo real
Ainda entre os eleitores do candidato do Psol, uma parcela de 46% é classificada como a de eleitores inclinados a votar nele e 12%, como de eleitores distantes.
O atual prefeito e candidato a reeleição Eduardo Paes (PSD) aparece em segundo em relação ao grau de afinidade, como 30% de eleitores comprometidos, 61% inclinados e 13% distantes.
Já entre os eleitores de Alexandre Ramagem (PL), o levantamento aponta que 28% são comprometidos, 62% inclinados e 10% distantes.
Veja a pesquisa de intenção de voto feita pelo Datafolha para prefeitura do Rio de Janeiro em 05/10
Os eleitores de Marcelo Queiroz (PP), Rodrigo Amorim (UB), Juliete Pantoja (UP), Carol Sponza (NOVO), Cyro Garcia (PSTU) e Henrique Simonard (PCO) não alcançam o número de respostas suficientes para aparecerem na pesquisa.
A pesquisa ouviu 1.809 pessoas, entre os dias 4 e 5 de outubro no Rio de Janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número RJ-04865/2024. O nível de confiança é de 95%.

Cariocas comprometidos
O grau de comprometimento do eleitor carioca para as eleições de 6 de outubro aumentou, segundo a pesquisa Datafolha. A taxa de eleitores considerados comprometidos subiu de 23% no último levantamento para 26%.
O índice considera comprometidos os eleitores que mencionam espontaneamente sua opção de voto, confirmam seu nome preferido na lista de candidaturas apresentadas, consideram seu candidato o nome ideal para votar e estão altamente motivados para votar.
No total do Rio, há 61% de eleitores inclinados, ou seja, que não cumprem alguns desses quesitos, seja por não responderem de forma espontânea em quem irão votar para prefeito, seja por avaliarem que sua escolha se dá por falta de opções ou ainda por não estarem altamente motivados para votar.
Um terceiro grupo de eleitores é classificado como distantes, caracterizados por não mencionarem o nome de seu candidato espontaneamente, escolhê-lo por falta de melhor opção e não indicarem alta motivação para votar nas próximas eleições. No Rio, esse grupo foi formado por 13% dos entrevistados (eram 24%).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.