Cidadãos com as contas bloqueadas tentam se recadastrar no Bolsa Família

Beneficiários que declararam morar sozinhos tem até a metade junho para fazer o recadastramento. Beneficiários do Bolsa Família que moram sozinhos fazem fila para recadastramento
Beneficiários do Bolsa Família que declararam morar sozinhos tem até a metade junho para fazer o recadastramento. Mas as filas já apareceram.
Só em Salvador, mais de 80 mil pessoas tiveram o benefício bloqueado. Uma fila dobrava o quarteirão onde fica a Secretaria de Promoção Social. Eram pessoas que afirmam morar sozinhas, tiveram o Bolsa Família suspenso e, agora, precisam comprovar que preenchem os requisitos para receber o benefício.
Em todo o país, 1,2 milhão de pessoas estão nessa situação. No início de abril, o governo federal bloqueou o pagamento a esses beneficiários que haviam feito cadastro unipessoal entre agosto e dezembro de 2022. O aumento de inscritos coincidiu com o período eleitoral. Quem entrou antes disso ou se cadastrou como família, não foi atingido.
Quem foi, está recebendo no aplicativo do Bolsa Família e no SMS do celular o aviso para ir ao setor de Cadastro Único na cidade onde mora e atualizar os dados até o dia 16 de junho. Tem que apresentar um documento com foto e comprovante de residência – de preferência uma conta de luz. Se realmente comprovar que mora sozinho, o benefício volta a ser pago, inclusive as parcelas bloqueadas
A correção dos registros unipessoais é uma das etapas de pente fino do Bolsa Família. A outra é a inclusão de famílias que precisam ser atendidas. É o que o governo chama de busca ativa. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, só em abril, entraram 113 mil novas famílias no programa.
“Eu quero só reconhecer que nós estamos fazendo um trabalho de atualização do cadastro único em todo o Brasil, em todos os municípios. Neste trabalho, nós às vezes temos problemas pontuais, mas são problemas pontuais. Tem uma equipe 24 horas de plantão e, sempre que surge uma situação em que esse atendimento tem uma busca mais elevada, ou problema em equipamento, em algum dos sistemas, ali a equipe entra exatamente para resolver, como aconteceu já neste mês de abril”, diz o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
O Ministério do Desenvolvimento Social informa que dos 1,2 milhão de beneficiários do Bolsa Família que tiveram o pagamento suspenso, 25 mil estão em Salvador. De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza em Salvador, mais de 86 mil pessoas tiveram o benefício bloqueado na capital baiana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.