• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Jovem Vereador: São José abre as inscrições para o programa Parlamento Jovem

O estudante Yuri Daniel Fortes dos Santos, 17 anos, foi um dos 19 jovens que participaram, no ano passado, do programa Parlamento Jovem, instalado na Câmara de Vereadores de São José desde 2019.

Nascido e criado na periferia do município, foi pelo esporte e por sua vontade de aprender que encontrou no programa a motivação para fazer a diferença para si e para os outros.

“Eu sempre tive o objetivo de envolver as crianças no esporte, já que, para mim, o esporte foi provavelmente o que me salvou. Eu era uma criança que sofria muito bullying. Pratiquei judô, jiu-jitsu, frequentei academia, e agora sou atleta de fisiculturismo, então busco transmitir essa influência para eles”, relata.

Yuri dos Santos, que participou do programa Parlamento Jovem, quer fazer a diferença na comunidade onde mora – Foto: Valeska Loureiro/ND

Durante seu tempo no programa, Yuri teve a oportunidade de conhecer de perto a rotina da Câmara, além de compreender o papel do Poder Legislativo, exercitando a cidadania e a democracia.

Tornou-se vice-presidente e propôs melhorias nas quadras de esportes do bairro, e agora participa do Parlamento Jovem Estadual. “Vi que havia a necessidade de mais políticas públicas e pensei que, assim como meu mestre de jiu-jitsu entrou para a política, eu pudesse fazer alguma diferença”, explica.

O diretor do Marista Escola Social São José – escola de Yuri -, Danuzio Brandelero, revela a importância do programa aos estudantes. “A escola já participou das duas últimas edições.

A participação política e social dos alunos é fundamental, e trazer esses jovens para a Câmara para acessar e conhecer esse espaço também é oferecer oportunidades para eles”, explica.

Como participar do Parlamento Jovem

O prazo para participar do programa deste ano vai até dia 17, e os alunos interessados devem fazer as inscrições pela instituição de ensino participante.

O jovem deve ter 16 anos até o dia 28 deste mês – data da posse – e estar matriculado no 9° ano do ensino fundamental ou no 1° ano do ensino médio.

Cada escola está livre para fazer seu processo de escolha de um jovem parlamentar – que pode ser por eleição, por concurso, como redação ou prova, ou ainda por indicação.

O edital está disponível no site da Câmara Municipal de São José e a divulgação do resultado será no dia 20.

O presidente da Casa, vereador Matson Cé, diz que o programa é um excelente meio para que o jovem conheça o Legislativo. “Participe. Os encontros são quinzenais e fornecemos toda a assistência necessária.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.