Gerson Camarotti: Viagem de Lula à China tem objetivo de trazer o pragmatismo da política externa de volta

Avião com presidente do Brasil e autoridades deve pousar nesta quarta-feira (12) em Xangai. A visita marca o retorno da política externa brasileira mais pragmática; confira o comentário no Bom Dia Brasil. Gerson Camarotti: Viagem de Lula à China tem objetivo de trazer o pragmatismo da política externa de volta
O presidente Lula desembarca nesta quarta-feira (12) na China, numa visita para estreitar os laços e atrair investimentos. A previsão é a de que o avião presidencial pouse em Xangai, o principal centro econômico da China.
Lula na China: entenda como é relação dos países e o que pode mudar com visita
Esta será a terceira viagem oficial de Lula à China. A primeira neste mandato. O principal objetivo é estreitar as relações com o maior parceiro comercial do Brasil. Além dos mais de 20 acordos que devem ser assinados, o presidente brasileiro também quer encontrar um papel para o Brasil num desejado processo de paz na Ucrânia.
Gerson Camarotti analisa a importância dessa viagem do presidente Lula à China. Segundo o comentarista, o objetivo maior desta viagem é trazer o Brasil de volta para o pragmatismo da política externa. O jornalista lembrou da relação que o Brasil tinha com a China no governo Bolsonaro, “estava de fato tendo posições de hostilidade”. Para Camarotti, “a gente vê o Brasil dando prioridade, e não é uma viagem qualquer, e a China dando importância ao Brasil”.
“Além desse incremento na relação comercial, o Brasil, especialmente o presidente Lula, está de olho no protagonismo internacional e olha na China essa oportunidade de virar também um interlocutor em relação a esse conflito da invasão da Ucrânia”.
Assista ao comentário completo no vídeo acima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.