Audiência pública na ALE discute impactos do ‘novo ensino médio’ nas escolas de Alagoas


Parlamentares ouviram de estudantes e professores sugestões para a melhoria do método de ensino que começou a ser implementado no Brasil desde o ano passado. Audiência Pública do Novo ensino médio em AL
Erik Maia/TV Gazeta
O “novo ensino médio”, que começou a ser implementado no ano passado em escolas públicas e privadas em todo o Brasil, foi debatido em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas, em Maceió, nesta sexta-feira (14).
A audiência foi proposta pelos deputados Bruno Toledo (MDB) e Ronaldo Medeiros (PT), que esperavam reunir depoimentos e opiniões dos envolvidos diretamente na mudança do novo sistema de ensino. Além de deputados estaduais, participaram o deputado federal Rafael Brito (MDB), professores e estudantes.
Em seu requerimento, Medeiros chegou a pedir a revogação ou reforma do atual modelo. “É importante discutir e planejar o melhoramento do novo ensino médio, uma prioridade para o desenvolvimento do estado e do país”.
LEIA TAMBÉM:
Novo ensino médio: saiba quais mudanças passam a valer em 2022
Ajustar ou revogar? Entenda em 7 pontos o debate que envolve alunos e MEC
O objetivo da audiência é encontrar propostas, correções, soluções e alternativas para melhoria no novo ensino médio em Alagoas. O Poder Legislativo acredita que dá para encaminhar ao governo federal uma proposta que possa contribuir com a discussão nacionalmente.
Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) publicou a portaria que suspende a implementação do Novo Ensino Médio por 60 dias. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o objetivo é discutir como “aperfeiçoar” o novo modelo educacional.
Audiência pública contou com a presença de 5 deputados apenas
Erik Maia/TV Gazeta
Durante a audiência, estudantes de escolas estaduais levaram cartazes e ressaltaram em seus depoimentos o prejuízo que o novo ensino médio pode causar para os alunos do ensino público.
“Visitei uma escola particular que está ensinando robótica enquanto na rede pública eles estão aprendendo a fazer brigadeiro e plantar mandioca. Só que o que queremos é aprender a desenvolver Ciências e tecnologia”, disse o estudante Patrik Lira.
Professores alagoanos presentes à audiência pública também pediram a revogação do novo modelo de ensino. Apesar da participação ativa de alunos e docentes, a sessão foi acompanhada por apenas 5 dos 27 deputados da casa.
O modelo começou a ser implantado em Alagoas ainda em 2020, mas, foi suspenso após o Ministério da Educação (MEC) publicar portaria que suspendia a implementação do novo ensino médio nos estados brasileiros por 60 dias.
O Novo Ensino Médio
O novo sistema, que dá ao estudante o direto de escolher quais disciplinar cursar, é criticado por alunos e pesquisadores.
Pela lei, aprovada em 2017, as escolas devem oferecer diferentes itinerários formativos para os estudantes, dentro de quatro grandes áreas: ciências humanas e sociais, linguagens, ciências da natureza e matemática. A ideia é atualizar e aproximar o conteúdo escolar da realidade dos estudantes de hoje.
VÍDEO: ALE discute novo ensino médio em Alagoas
Assembleia Legislativa discute novo ensino médio
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.