Cheia do Rio Juruá atinge pelo menos 28 mil pessoas em Cruzeiro do Sul e Defesa Civil inicia remoção de famílias


Autoridades do município ressaltam, porém, que a demanda para relocação ainda é pequena. Três famílias deixaram suas casas até o momento. Rio Juruá nesta segunda-feira (10), em Cruzeiro do Sul
Rayza Lima/Rede Amazônica Acre
O Rio Juruá chegou a 13,65 metros na manhã desta sexta-feira (14) na medição realizada às 6h em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. O índice representa 5 centímetros de aumento em relação à medição anterior, de 13,60 metros, às 18h de quinta-feira (13), e é maior que as cotas de alerta (11,80 metros) e de transbordo (13 metros). As águas já chegaram a pelo menos 12 bairros, além de todas as comunidades às margens do manancial.
Leia mais
Rio Juruá ultrapassa cota de alerta e autoridades alertam para sequência de dias chuvosos em Cruzeiro do Sul e municípios próximos
Rio Juruá ultrapassa cota de alerta em Porto Walter e quatro bairros são atingidos pelas águas
Entre os locais atingidos, estão:
Várzea.
Cobal
Cruzeirinho
Miritizal
Lagoa
Saboeiro
Olivença
Remanso
Comunidade Praia Grande.
Variante
Nari do Moa
Comunidade Tapiri.
Todas as comunidades ao longo do rio.
No total, já são 28 mil pessoas atingidas segundo a prefeitura do município. Ainda de acordo com a prefeitura, a demanda por remoção de famílias ainda é baixa, e três já deixaram suas residências, sendo duas destinadas a aluguel social e uma levada à casa de parentes.
“Vamos trabalhar as primeiras famílias em abrigos sociais, tendo em vista que a gente acha que nas próximas 24h o rio estabilize”, acrescentou o coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, José Lima.
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.