Incêndios na Grande Florianópolis: Justiça decreta prisão preventiva de suspeitos

Foi decretada em audiência de custódia neste domingo (20) a prisão preventiva dos suspeitos dos incêndios na Grande Florianópolis. A informação foi divulgada pelo Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, nas redes sociais.

Conforme o delegado, quem fez o pedido foi o Promotor da Justiça da Capital, Dr. Mauro Canto, e o decreto foi feito pelo Juiz de Direito em Florianópolis Emerson Bertemes.

Grande Florianópolis registrou diversos focos de incêndio na região – Foto: Reprodução/ ND

Incêndios foram causados por disputa de facções

Conforme as forças de segurança, Guarda Municipal de São José e Polícia Militar, 12 suspeitos foram presos, dois estão feridos e um suposto membro de facção morreu.

Os incêndios na Grande Florianópolis foram causados por um conflito entre facções criminosas e a disputa por território na Capital catarinense, com, ao todo, sendo registrados 17 pontos de bloqueio em vias públicas da Grande Florianópolis.


https://static.ndmais.com.br/2024/10/Transito-incendio-florianopolis.mp4

Filas foram provocadas por incêndio criminosos na Grande Florianópolis – Vídeo: Reprodução/ND

Incêndios na Grande Florianópolis

Por volta de 13h deste sábado (19), fogo foi ateado em objetos e bloqueou o trânsito na BR-282 (Via Expressa), próximo ao shopping Itaguaçu, em São José.

A situação se intensificou a partir de 13h30min, quando barricadas foram incendiadas em diferentes pontos da Grande Florianópolis.

Alguns pneus foram incendiados em viaduto no bairro Forquilinhas, em São José, congestionando ainda mais o trânsito na cidade.

Focos de incêndio já são registrados em diferentes pontos da Capital Catarinense. Os principais pontos foram nas áreas Central e Norte da Ilha, em São José e na BR-101, próximo a Biguaçu.

Barricadas foram incendiadas durante série coordenada de ataques em Florianópolis – Foto: Reprodução/ ND

Bombeiros se mobilizam para apagar fogo

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, foram mobilizados cerca de 60 socorristas para atender ocorrências em 17 pontos de barricadas em vias públicas, a maioria em Florianópolis e região.

Foram realizadas ações de combate a incêndio em entulhos e limpeza de pistas, com vistas a liberação de trânsito. Em alguns pontos foram queimados entulhos, e em outros foram queimados veículos.

Segundo os bombeiros, ao fim da tarde do sábado, todos os focos de incêndio foram controlados, e todas as vias foram desobstruídas. A corporação não atendeu a nenhuma vítima ao longo das ocorrências.

https://static.ndmais.com.br/2024/10/Copia-de-nd-Canva-vertical-videos-do-portal-.mp4

Em Tijucas, foi registrado um incêndio em três veículos – Vídeo: Reprodução/ND

Veja publicação do Delegado-Geral da PCSC

Após pedido do Dr. Mauro Canto, Promotor de Justiça da Capital, o Dr. Emerson Bertemes, Juiz de Direito em Florianópolis, decretou, em audiência de custódia, a preventiva de todos os autores dos crimes praticados na grande Florianópolis, que foram presos pela PMSC e pela GMSJ.

— Ulisses Gabriel (@DelegadoUlisses) October 20, 2024

Adicionar aos favoritos o Link permanente.