5 alimentos deliciosos que ajudam a prevenir o Alzheimer na velhice

Adotar um estilo de vida saudável, como controlar a ingestão de alimentos nutritivos, pode ter um papel importante na prevenção ou redução dos riscos de perda de memória à medida que envelhecemos. Vejam cinco alimentos deliciosos que ajudam a prevenir o Alzheimer na velhice.

5 alimentos que ajudam a prevenir o Alzheimer na velhice – Foto: Reprodução/ND

Embora a prevenção de problemas de memória seja uma questão complexa, envolvendo fatores genéticos e a saúde geral do corpo, uma alimentação equilibrada e rica em determinados alimentos pode ajudar a reduzir o risco de demência.

Alimentos que ajudam a prevenir o Alzheimer na velhice

Confira quais são os alimentos que ajudam a prevenir o Alzheimer na velhice – Foto: Freepik/ND

1. Peixes Gordurosos

Peixes como salmão, atum e sardinha são ricos em ácidos graxos ômega-3, incluindo o ácido docosa-hexaenoico (DHA), fundamental para o desenvolvimento do cérebro e a comunicação entre as células cerebrais.

Um estudo de 2014 apontou que o DHA é crucial para o funcionamento do cérebro, ajudando a reduzir o risco de declínio cognitivo e demência.

2. Vegetais de Folhas Verdes

Vegetais como espinafre, couve e acelga são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais que contribuem para a saúde cerebral.

Pesquisas associam altos níveis de homocisteína, um aminoácido, com maior risco de declínio cognitivo. Os vegetais de folhas verdes, ricos em folato e vitamina B, ajudam a reduzir esses níveis, protegendo o cérebro.

3. Oleaginosas

Nozes, amêndoas e castanhas são fontes de gorduras saudáveis, antioxidantes e vitamina E, que protegem as células cerebrais do estresse oxidativo.

Um estudo de 2022 mostrou que o consumo regular de oleaginosas está associado a um menor risco de declínio cognitivo em idosos.

4. Cúrcuma

A cúrcuma, usada como tempero em várias cozinhas, contém curcumina, um composto com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Pesquisas indicam que a curcumina pode ter efeitos neuroprotetores, ajudando a proteger o cérebro e potencialmente reduzindo o risco de Alzheimer.

5. Abacate

Rico em gorduras monoinsaturadas, o abacate contribui para a saúde cerebral ao melhorar a circulação sanguínea. Um estudo de 2021 apontou que adultos mais velhos que consumiam abacate regularmente apresentaram melhores resultados em testes cognitivos.

Alimentos que ajudam a prevenir o Alzheimer na velhice: Uma alimentação equilibrada e rica em determinadas comidas pode ajudar a reduzir o risco de demência – Foto: Pixabay/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.