Conheça o grão antienvelhecimento que repara tecidos e contém os 9 aminoácidos essenciais

Nos tempos antigos, os incas chamavam a quinoa de “chisaya mama”, que se traduz como “a mãe de todos os grãos”. Esse alimento é um grão antienvelhecimento, que agora está na moda, vem da família Chenopodiaceae e há registros de seu uso há pelo menos três milênios por culturas indígenas ao redor do Lago Titicaca, que fica entre o Peru e Bolívia.

Com a chegada dos espanhóis à América do Sul, ela se popularizou como “arroz americano” ou “trigo dos incas” devido à sua semelhança com o arroz.

A quinoa se tornou tão importante que a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2013 como o “Ano Internacional da Quinoa” para promover suas qualidades e incentivar seu consumo.

Grão antienvelhecimento que repara tecidos – Foto: Freepik/ND

Se falarmos como a quinoa se tornou o “grão do momento”, temos de considerar a influência de celebridades e gurus de saúde que gurus da saúde que divulgaram as vastas propriedades desse grão.

Oprah, empresária e apresentadora do programa de sucesso The Oprah Winfrey Show, apontou a quinoa como um de seus superalimentos favoritos e um item básico em seus pratos.

Já a vencedora do Oscar de melhor atriz, Gwyneth Paltrow, recomenda a quinoa em seu livro The Clean Plate: Eat, Reset, Heal (O prato limpo: comer, reiniciar, curar), onde relata seus hábitos saudáveis e dicas de culinária.

Em seu livro The Food Babe Way, Vani Hari, ativista do setor de alimentos conta a história de uma visita a uma fazenda de quinoa no Peru, onde um dos agricultores lhe revelou que o segredo “antienvelhecimento” de sua mãe de 95 anos para parecer mais jovem do que ela era “comer quinoa todos os dias”.

Para que serve esse grão antienvelhecimento?

Entre as qualidades que se destacam na quinoa, há o teor de fibras de fibras (solúveis e insolúveis) dos grãos, proteínas e seu bom suprimento de minerais essenciais.

Além disso, é um grão antienvelhecimento rico em vitaminas como B1, B2, niacina, C e E, e fornece os aminoácidos que promovem o desenvolvimento cerebral e físico.

De acordo com a Harvard Health, “uma xícara de quinoa fornece 8 gramas de proteína de alta qualidade e 5 gramas de fibra. Também é uma boa fonte de minerais, como magnésio, fósforo e cobre”.

Segundo a nutricionista Estela Mazzei, a vantagem desse grão antienvelhecimento é que não contém glúten o que o torna adequado para celíacos e pessoas com diabetes, pois tem baixo índice glicêmico.

Mazzei também enfatizou a reparação de tecidos com os nove aminoácidos essenciais responsáveis pela formação e restauração das estruturas celulares dos músculos, da pele, dos hormônios e das enzimas para que o metabolismo funcione corretamente.

Por ser rica em fibras, esse grão antienvelhecimento ajuda o sistema digestivo a funcionar adequadamente e ajuda a processar alimentos com eficiência. Ela protege o sistema cardiovascular porque reduz o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.