Porto de SC recebe investimento de R$ 500 mi e mira liderança na América do Sul em até 10 anos

O Porto Itapoá deu início à Fase IV de sua expansão, com previsão de investimentos que totalizam R$ 500 milhões nos próximos 12 meses. O objetivo é transformar o terminal no maior e mais eficiente da América do Sul até 2033. Atualmente, o porto já figura entre os quatro maiores do Brasil.

1
3

Porto Itapoá: Investimentos de R$ 500 milhões para se tornar o maior terminal da América do Sul – Porto de Itapoá/Divulgação/ND

2
3

Em setembro, Ibama autorizou a dragagem de R$ 300 milhões para acesso a portos em SC – Porto Itapoá/Divulgação/ND

3
3

O Porto Itapoá deu início à sua nova fase de expansão, com previsão de investimentos que totalizam R$ 500 milhões nos próximos 12 meses – Porto Itapoá/Divulgação/ND

Localizado na Baía Babitonga, no Litoral Norte catarinense, o Porto Itapoá possui um pátio de 455 mil metros quadrados, com capacidade estática para 31 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e de movimentação de até 1,8 milhão de TEUs por ano.

Felipe Fioravanti Kaufmann, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, explica que a nova fase de expansão inclui melhorias significativas na infraestrutura para atender à crescente demanda nacional e internacional.

“A expansão incluirá 120 mil m² adicionais ao pátio. Além disso, estão previstas novas aquisições de equipamentos de alta tecnologia, que prometem elevar a eficiência e a sustentabilidade do terminal”, diz.

Novos investimentos na infraestrutura do porto

Entre os novos investimentos, destaca-se a aquisição de mais um portêiner, equipamento essencial para movimentar contêineres em navios de grande porte. Este será o oitavo portêiner da frota do Porto Itapoá. “Em agosto deste ano, consolidamos o sétimo portêiner, o que resultou em um aumento de 15% na produtividade”, explica Kaufmann.

O cais, estrutura onde atracam os navios, também deve ser ampliado em breve, com ganho de mais de 400m de comprimento, somando-se aos atuais 800m. O investimento permitirá a atracação de três navios de porte maior. Felipe Kaufmann revela que a ampliação já está licenciada pelo Ibama e que a obra deve seguir um cronograma estratégico.

Ainda no pacote de modernizações, serão adquiridos 12 RTGs (guindastes sobre pneus) operados por controle remoto. Atualmente, o Porto Itapoá já conta com 10 RTGs controlados remotamente, sendo o primeiro terminal portuário da América do Sul a contar com essa tecnologia.

“Estes guindastes são híbridos o que, além de reduzir o consumo de combustível, também diminui as emissões de carbono”, completa Kaufmann. O Terminal conta ainda com outros 17 RTGs convencionais.

Também serão adquiridos nove terminal tractors (TTs), caminhões que movimentam contêineres no pátio e cais. Atualmente, o Terminal conta 49 TTs, sendo 20 deles elétricos, a maior frota do Brasil de TTs elétricos. “Esses TTs são carregados com energia 100% renovável, alinhando-se à política de sustentabilidade do Porto Itapoá”, reforça o diretor.

Outra importante aquisição anunciada é um novo scanner de última geração. O Porto Itapoá já conta com dois scanners, equipamentos fundamentais para garantir a segurança da circulação de cargas.

Conclusão da Fase III

Em abril deste ano, com a presença do governador Jorginho Mello e diversas autoridades, o Porto Itapoá concluiu a Fase III de sua expansão. Essa etapa incluiu a adição de 200 mil m² ao pátio, além de um armazém de 8 mil m², resultado de um investimento de R$ 815 milhões. Com essa ampliação, o Porto Itapoá passou a operar um dos maiores pátios de contêineres do Brasil.

Dragagem do canal de acesso

Em setembro, o Ibama concedeu a licença para a dragagem no canal de acesso da Baía Babitonga. O projeto permitirá aumentar a profundidade do canal de 14 para 16 metros, viabilizando a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento.

A obra, estimada em R$ 300 milhões, coloca o Porto Itapoá como um potencial hub para navios de grande porte, reforçando sua relevância no cenário logístico sul-americano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.