Museu do Sambaqui completa 52 anos e abre exposições comemorativas em Joinville

O Museu Arqueológico do Sambaqui, de Joinville, no Norte catarinense, completa 52 anos de fundação nesta segunda-feira (14). Para celebrar a data, duas exposições estão abertas ao público: “Acervos do sambaqui: coisas a olhar” e “Sambaquis: monte de conchas, monte de histórias”.

Museu do Sambaqui completa 52 anos e abre exposições comemorativas em Joinville – Foto: Prefeitura de Joinville/Reprodução/ND

A primeira exposição apresentará objetos utilizados e confeccionados pelos sambaquis e povos indígenas, além de esqueletos encontrados nos sambaquis. A “Sambaquis: monte de conchas, monte de histórias” conta a trajetória dos povos originários até chegarem na nossa região.

Alguns dos itens expostos podem ser manuseados, permitindo que os cegos e pessoas com baixa visão possam conhecer as peças arqueológicas como esqueleto em pé e crânios.

Outros objetos da exposição são réplicas em 3D e alguns objetos sem procedência estão disponíveis para manuseio. São objetos usados pela população que vivia aqui há mais de 5 mil anos.

O Museu de Sambaqui também tem televisões que transmitem informações e explicações sobre o local, o acervo e as exposições com legendas em inglês e português e também em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O Museu fica na rua Dona Francisca, número 600, no Centro da cidade, perto do Centreventos Cau Hansen. Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, e o acesso é gratuito. Como é padronizado, nas segundas-feiras, os museus estão fechados para visitação.

Novo prédio do museu

Um novo prédio do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville está em construção. A estrutura terá três pavimentos totalizando 858 metros quadrados e a obra custará R$ 2,7 milhões. Mais de 40% dos trabalhos estão concluídos.

Até o momento, foram executados a alvenaria de vedação, o projeto estrutural e a cobertura. Atualmente, está na fase das instalações hidráulicas, elétrica e reboco interno. A previsão é que a obra seja concluída em 2025.

O novo espaço vai abrigar a reserva técnica, onde será guardado parte do acervo do museu que não está em exposição, dois laboratórios, área administrativa e técnica, voltada para os setores educativo, de museologia e de arqueologia, além de uma sala de reunião. Os espaços expositivos permanecem no prédio atual.

Obra de novo prédio custará R$ 2,7 milhões – Foto: Prefeitura de Joinville/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.