Brasileiros no Líbano: quinto voo da FAB decola e número de repatriados ultrapassa mil pessoas

Mais um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) deixou Beirute, capital do Líbano, trazendo para o Brasil 220 repatriados. A aeronave decolou às 12h deste domingo (13) e tem previsão de chegada em São Paulo na manhã de segunda-feira (14). Com o quinto voo, a Operação Raízes do Cedro já resgatou mais de mil brasileiros no Líbano.

Número de brasileiros no Líbano repatriados passa de mil – Foto: Reprodução/Agência Brasil/ND

Antes de chegar ao Brasil, o avião KC-30 fará escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento. Entre os 220 brasileiros na embarcação, estão 10 crianças de colo. A aeronave também levou a quarta carga de donativos brasileiros, com 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos diversos.

Com o quinto voo de resgate sendo concluído, o número de brasileiros no Líbano repatriados chegará a 1.105, além de 13 pets. A prioridade de resgate, segundo o governo, leva em conta mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no país.

Brasileiros no Líbano: país tem a maior comunidade brasileira no Oriente Médio

A maior comunidade brasileira no Oriente Médio vive no Líbano. Ao todo, o país abriga cerca de 21 mil brasileiros. O Ministério das Relações Exteriores estima que 3 mil tenham interesse em deixar o país nos voos da FAB, devido ao aumento dos ataques das Forças Armadas de Israel.

Governo estima que 3 mil brasileiros queiram deixar o Líbano – Foto: IRNA/Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.