Conheça a melhor planta anti-inflamatória para aliviar os sintomas da artrite

Com cerca de 15 milhões de brasileiros sofrendo artrite, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia, uma planta chamada harpagophytum, também conhecido como “garra do diabo”, tem se mostrado uma solução poderosa no combate aos sintomas da artrite.

Conheça a melhor planta anti-inflamatória para aliviar os sintomas da artrite – Foto: Canva/Divulgação/ND

Para quem não sabe, a artrite é uma doença crônica, causa dor, rigidez e inflamação nas articulações, e para aliviar esses sintomas, além da atividade física e compressas quentes, a fitoterapia se destaca como uma alternativa eficaz.

Conforme a Carole Minker, especialista em farmacognosia, a garra do diabo possui fortes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Estudos apontam que essa planta é eficaz tanto para inflamações agudas quanto crônicas, como reumatismos e artrite.

Um estudo de 2007 confirmou sua eficácia no alívio da dor e melhora da mobilidade em condições musculoesqueléticas. Outro estudo, de 2000, destacou seu potencial no tratamento da artrite na coluna vertebral, quadris e joelhos.

Saiba quais são os benefícios da garra do diabo para combater os sintomas da artrite – Foto: Canva/Divulgação/ND

Benefícios da garra do diabo para combater os sintomas da artrite

Originária de regiões áridas do sul da África, a raiz do harpagophytum é amplamente usada para tratar dores nas costas, especialmente nas regiões lombar e sacral.

Além disso, ela é recomendada para tratar doenças degenerativas das articulações, tendinites, dores de cabeça e até cólicas menstruais.

Como consumir a erva

A melhor forma de consumir o harpagophytum é por meio de cápsulas de pó ou extrato padronizado em harpagosídeo. Extratos fluidos também estão disponíveis.

Embora a planta possa ser consumida em infusões, elas são mais eficazes para problemas digestivos, devido à baixa concentração necessária para tratar as articulações. No entanto, é contraindicado seu uso durante a gravidez, lactação e em casos de úlceras gastro-duodenais ou gastrite.

O remédio para combater a artrite é contraindicado seu uso durante a gravidez, lactação e em casos de úlceras gastro-duodenais ou gastrite – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.