Pix por sistema de aproximação começa a ser testado nesta sexta-feira

As máquinas de cartão da Cielo, subsidiária do banco do Banco do Brasil, começam a receber pagamento via Pix por aproximação, a partir desta sexta-feira (11). Até novembro, a novidade, que está em fase de testes, estará disponível para funcionários do banco em São Paulo e em Brasília. As informações são da Folha de São Paulo.

Pix por aproximação começa a ser testado por funcionários do Banco do Brasil em São Paulo e em Brasília – Foto: Freepik/Reprodução/ND

A partir de novembro, a funcionalidade estará disponível para todos os clientes do Banco do Brasil. Em fevereiro de 2025, o Banco Central deverá disponibilizar o pix por aproximação para as demais empresas e seus correntistas.

Pix por aproximação busca agilizar pagamentos

A nova modalidade do pix busca facilitar o sistema de pagamentos, que atualmente acontece por QR Codes e inserção de chaves — o que gera uma demora incômoda para parte dos clientes. Durante o período de testes, apenas estabelecimentos comerciais, previamente habilitados, terão maquininhas da Cielo aptas a processar a funcionalidade.

Através do pix por aproximação, o usuário irá cadastrar as contas na carteira digital do smartphone ou smartwatch, que funcionará como uma facilitadora da transação Pix. Assim, não haverá necessidade de abrir o aplicativo do banco, ou realizar a movimentação manualmente.

Como a operação ainda não foi concluída, a conta de onde o valor será transferido não pode ser cadastrada nas carteiras digitais. O usuário deverá, durante o período de teste, abrir o aplicativo e escolher a função “Pix por aproximação”.

Para garantir a segurança dos usuários, a senha do aparelho será requisitada em cada transação. Valores acima de R$ 200 deverão ter nova confirmação de senha.

Pix é a modalidade de pagamentos mais utilizada pelos brasileiros – Foto: Reprodução/ND

Ferramenta será disponibilizada ‘em ondas’, diz Banco do Brasil

Os pagamentos via Pix por aproximação estarão disponíveis, inicialmente, para as maquininhas do tipo LIO On. Os demais modelos deverão receber a atualização, em ondas, até dezembro.

Dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) destacam que mais de 61% dos consumidores brasileiros já utilizam a tecnologia NFC, que permitem transações por aproximação, regularmente.

O volume movimentado por pagamentos deste tipo atingiu R$ 644 bilhões no primeiro semestre de 2024, um crecimento de 52% em comparação ao mesmo período de 2023.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.