Sexto sentindo: pesquisa faz descoberta surpreendente sobre as lagartixas

Um estudo realizado na UMD (Universidade de Maryland), nos Estados Unidos, revelou uma capacidade impressionante sobre as lagartixas. Os pesquisadores descobriram que os répteis utilizam um mecanismo, normalmente ligado ao equilíbrio, para detectar vibrações no ambiente.

Estudo feito pela Universidade de Maryland (EUA) revela “sexto sentido” nas lagartixas – Foto: Internet/Reprodução/ND

No estudo publicado na revista científica Current Biology, no início de outubro, os pesquisadores contam que as lagartixas usam o sáculo — uma parte do ouvido interno tradicionalmente associada à manutenção do equilíbrio e posicionamento do corpo — para detectar vibrações de baixa frequência.

O “sexto sentido” especial também desempenha um papel complementar à audição normal das lagartixas e à maneira como elas sentem o mundo ao seu redor.

O autor principal do estudo, Dawei Han, pesquisador de pós-doutorado e ex-aluno de graduação na Universidade de Maryland, comenta que a descoberta do papel do sáculo na audição desses répteis pode levar a uma melhor compreensão da comunicação e do comportamento em outros animais.

Segundo o estudo, esse mecanismo de audição, até então não reconhecido, pode estar presente também em outras espécies de répteis, desafiando as ideias existentes sobre como os sistemas sensoriais dos animais evoluíram e divergiram ao longo do tempo.

Nova percepção sobre a audição das lagartixas

“O ouvido, como o conhecemos, ouve sons aéreos. Mas esse antigo caminho interno, que normalmente está ligado ao equilíbrio, ajuda as lagartixas a detectar vibrações que viajam por meios como o solo ou a água”, explica a coautora do estudo, Catherine Carr.

O sáculo pode detectar vibrações fracas, que variam de 50 a 200 hertz, um espectro bem abaixo do que as lagartixas geralmente conseguem ouvir através de seus ouvidos.

Esses répteis com audição especial podem detectar vibrações fracas – Foto: Internet/Reprodução/ND

Pesquisadores dizem que isso indica que o sáculo serve para uma função diferente, mas complementa o sistema auditivo dos animais. Enquanto as lagartixas podem ouvir sons aéreos, muitos outros répteis não têm essa habilidade, tornando essa espécie ainda mais especial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.