Mulheres vereadoras eleitas crescem 35% no Norte de SC em 2024

Se o protagonismo feminino no cenário político do país ainda está longe do desejável, no Norte de Santa Catarina, pelo menos, há um dado a ser comemorado: o número de mulheres eleitas vereadoras na região cresceu 35% em 2024, em comparação ao pleito de 2020.

Mulheres vereadoras eleitas são destaque no Norte do Estado – Foto: Divulgação/TSE

Na última eleição, foram 40 candidatas eleitas para as câmaras municipais da região. Agora, o número subiu para 54, e o Planalto Norte é a região que tem o maior destaque neste quesito, pois concentra o maior número de cidades com mulheres campeãs de votos.

Por lá, em Campo Alegre, a candidata mais votada foi a Beti, com 637 votos. Em Itaiópolis, as três mulheres eleitas foram as mais votadas: Sandra Veiga Mirek, com 686 votos, Professora Fátima, com 578 e Josette Heyse Tavares, com 536.

Já em Rio Negrinho, Keti Schroeder foi quem recebeu mais votos: 971. Enquanto em três Barras, Suelen e Siomara foram as mais votadas com 510 e 475 votos, respectivamente. n

No caso de Canoinhas, três dos quatro candidatos mais votados são mulheres. Rosi Crestani Nega, Enfermeira Kátia e Tati Carvalho ficaram em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente, todas com mais de mil votos.

Eleições históricas para mulheres vereadoras

Descendo a serra, no Norte, a cidade de Guaramirim teve duas mulheres campeãs de votação: Professora Maria Rosana, que fez 894 votos e Cristiana Poltronieri, com 830. No caso de Joinville, um fato histórico marcou este pleito, onde quatro mulheres foram eleitas vereadoras numa mesma eleição pela primeira vez.

Na maior cidade do Estado, Professora Vanessa da Rosa, Tânia Larson, Vanessa Falk e Liliana da Frada foram as quatro representantes do gênero feminino escolhidas pela população para a próxima legislatura.

Em Itapoá, no Litoral Norte, também houve uma eleição histórica. Por lá, as candidatas Marta e Jessica Lemonie quebraram um jejum de 28 anos: a última vez em que duas mulheres foram eleitas numa mesma eleição em Itapoá foi em 1996, quando Bela e Semilda Cunha se tornaram, naquele pleito, as primeiras vereadoras a serem eleitas na história da cidade. Depois, a Câmara da cidade só teve uma mulher eleita a cada eleição.

Mulheres são destaque no Executivo também

Além dos cargos para o legislativo, as mulheres também se destacaram em cargos para o Executivo no Norte do Estado. Em Joinville, por exemplo, Rejane Gambin foi reeleita vice-prefeita ao lado de Adriano Silva, em uma votação histórica que chegou a 78,69% dos votos.

Já no Planalto, as cidades de Canoinhas e Três Barras reelegeram, respectivamente, as prefeitas Juliana Maciel e Ana Paula Quege com votações expressivas. Ambas, inclusive, assumiram as prefeituras após o afastamento dos ex-prefeitos por conta das operações Et Pater Filium e Mensageiro. Já em Major Vieira, epicentro das operações, Aline Ruthes foi eleita a primeira mulher prefeita da história do município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.