Fim dos bancos tradicionais? Banco do Brasil, Itaú e Bradesco disputam espaço com bancos online

Bancos tradicionais como Banco do Brasil, Itaú e Bradesco podem estar perdendo espaço. A ascensão de bancos digitais, como Nubank, Next e Inter,  trazem o questionamento: a era dos bancos físicos está chegando ao fim? Entenda o que cada tipo de agência oferece.

Bancos tradicionais podem estar perdendo espaço para agências digitais – Foto: Reprodução/FEEBSC/ND

Os bancos digitais têm mudado o comportamento dos consumidores, oferecendo agilidade e disponibilidade de acesso aos serviços em qualquer lugar. Os bancos físicos, por sua vez, estão estabelecidos no mercado financeiro há mais tempo e oferecem o atendimento presencial caso for necessário.

O que os bancos digitais oferecem que os bancos tradicionais não têm?

As agências digitais oferecem uma maior simplicidade e acessibilidade. O atendimento é feito totalmente online, pelo aplicativo da agência e plataformas online de atendimento ao cliente. Confira algumas vantagens oferecidas pelos bancos digitais:

Suporte 100% via internet: serviços podem ser acessados e consultados sem sair de casa, com possibilidade de movimentação financeira estando em qualquer local. Os serviços via internet evitam as filas imensas muitas vezes encontradas nas agências.

Bancos digitais oferecem serviços e suporte 100% online – Foto: Ed Machado/Divulgação/ND

Menores taxas: por conta dos menores custos de operação que essas agências possuem, são normalmente oferecidas menores taxas em transferências eletrônicas. Em muitos casos, com gratuidade nas operações.

Menos burocracia: para abrir uma conta, basta baixar o aplicativo da instituição ou acessar a plataforma online. Após preencher os dados pessoais, encaminhar fotos dos documentos e mandar para análise, a conta será liberada de um a dois dias depois.

O que os bancos físicos ainda oferecem de melhor?

Em contraponto, os bancos tradicionais conseguem oferecer atendimento presencial. Além disso, os grandes bancos, como Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, estão estabelecidos no mercado há décadas, transmitindo confiança. Veja algumas das vantagens:

Suporte presencial: para aqueles que preferem um atendimento olho no olho, as agências físicas estão disponíveis. Os bancos digitais, por exemplo, costumam transferir a dúvida do cliente primeiro para um robô, que pode acabar não resolvendo a questão.

Bancos tradicionais oferecem atendimento presencial como alternativa para os clientes – Foto: Divulgação/ND

Estabilidade: em caso de falhas nos sistemas online, o usuário pode ficar impossibilitado de acessar os serviços do banco digital. Em caso de urgência, essa indisponibilidade poderia ser preocupante. Os bancos físicos permitem que você faça operações nas agências e consiga acessar o seu dinheiro no local.

Reinvenção: os bancos tradicionais também estão passando por um processo de reinvenção. As agências físicas estão investindo no digital, criando plataformas online. O objetivo é oferecer os serviços disponíveis na agência direto no celular do cliente.

Porém, em alguns casos, os serviços não podem ser concluídos de forma totalmente online, fazendo o usuário se deslocar até a instituição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.