Candidatos mais jovens eleitos prefeitos no Vale do Paraíba têm apenas 24 anos; saiba quem são


Yan Lopes (Podemos) foi eleito prefeito em Caçapava; Gabriel Prianti (Republicanos) será o chefe do Executivo em Igaratá. Candidatos mais jovens eleitos prefeitos no Vale do Paraíba têm 24 anos
Reprodução/TV Vanguarda
Os candidatos mais jovens que conseguiram a eleição para o cargo de prefeito nas cidades da região do Vale do Paraíba têm apenas 24 anos – Yan Lopes (Podemos) foi eleito em Caçapava e Gabriel Prianti (Republicanos) foi eleito em Igaratá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Caçapava
Eleito com 18.223 votos (34,39% do total), superando outros quatro candidatos, Yan Lopes nasceu no dia 17 de julho de 2000. Ele começou a carreira política como vereador na cidade, aos 20 anos.
Apesar do desafio como prefeito ser maior do que o desafio que ele vive como vereador, o político afirma que o fato de ser jovem não assusta.
“Eu me tornei vereador muito jovem, com 20 anos. Hoje, com 24, já sou advogado e montei um time gigante aqui na cidade para olhar com carinho cada área de atuação. A expectativa é muito grande, até porque a gente já vem há quatro anos construindo um projeto, que vai se consolidar agora”, afirma Yan.
“Quando a gente fala de política, muita vezes pensa em um rapaz mais velho, de paletó, mas está na hora de quebrar esse paradigma e fazer a diferença.”
Durante a campanha, a idade do novo prefeito de Caçapava foi assunto frequente entre os outros candidatos.
“Meus concorrentes sempre bateram muito na minha idade, mas nunca levaram em consideração o time que eu construí e a história que eu tive na Câmara de Vereadores. Eu sempre fui um vereador muito atuante, de rua, participativo. Conheço cada cantinho da cidade. Esse é um grande diferencial. Para resolver o problema, a gente tem que conhecer. Então a gente juntou capacitação, com força de vontade em equipe para fazer uma gestão diferenciada”, completa.
Yan Lopes (Podemos) foi eleito prefeito de Caçapava
Reprodução/TV Vanguarda
Igaratá
Em Igaratá, Gabriel Prianti – que é ainda mais novo, já que nasceu no dia 23 de agosto de 2000 – superou o atual prefeito Elzo (PL) e venceu as eleições com 3.686 votos (49,74% do total).
Atualmente, ele é vereador de Igaratá – foi eleito em 2020, aos 20 anos, quando deu início à trajetória na vida política.
“Em 2020 fui eleito vereador. O mais novo e mais votado da história de Igaratá. E hoje, em 2024, (fui eleito) o prefeito mais novo da história de Igaratá. Nós jovens temos potencial, capacidade. Essa trajetória política está apenas iniciando”, diz Gabriel.
“Tudo na vida tem um começo. Ninguém nasce sabendo dirigir, ninguém nasce sabendo fazer casa, ninguém nasce médico, ninguém nasceu veterinário. Tudo tem um começo. Ninguém nasce prefeito. Mas nós vamos adquirir experiência. Nós conhecemos a prefeitura, a Câmara Municipal. A questão da idade não tem nada a ver. O que importa é o caráter e o bom coração. Uma pessoa nova é capaz de fazer. O que importa é o coração e o nosso caráter. Eu tenho caráter, honestidade e vou fazer o melhor por essa cidade.”
Gabriel Prianti (Republicanos) foi eleito em Igaratá
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.