Atendimento na saúde e vagas em creches: Delegado Egídio (PL) elenca prioridades de novo mandato em Blumenau


Prefeito reeleito deu entrevista ao Jornal do Almoço nesta segunda-feira (7), um dia após vitória com 51,40% dos votos válidos. Egidio Ferrari fala sobre as prioridades para o seu Governo
Prefeito eleito em Blumenau para o período 2025-2028, Delegado Egídio Ferrari (PL) foi entrevistado nesta segunda-feira (7) no Jornal do Almoço, da NSC TV. Durante a conversa, elencou as prioridades para o novo mandato, que começa em 1º de janeiro.
O novo prefeito, de 43 anos, teve a vitória confirmada em 1º turno no domingo (6), com 95.075 votos (51,40% dos votos válidos).A vice-prefeita eleita é Maria Regina Soar (PSDB).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Veja os vereadores eleitos em Blumenau
Delegado Egídio Ferrari, eleito prefeito de Blumenau, em entrevista ao Jornal do Almoço
Reprodução/NSC TV
Veja ponto a ponto da entrevista com Delegado Egídio:
Avaliação do resultado da eleição
“Com muita alegria a gente recebeu ontem [domingo] o resultado das eleições. Isso é um conjunto de fatores que influenciaram para que a gente pudesse chegar no primeiro lugar já no primeiro turno. Um feito histórico para a nossa cidade, para a nossa candidatura. E isso se deve muito, principalmente, à união entre eu e a Maria Regina. Nós dois éramos pré-candidatos antes e a gente sentou conversou, viu que era melhor para a nossa cidade e assim a gente buscou. Tivemos o apoio tivemos o apoio do prefeito Mário [Hildebrandt], governo bem avaliado pelo blumenauense. O apoio do governador Jorginho Mello, também muito importante, que veio para a cidade e declarou voto, declarou apoio, pediu voto para a gente nas sinaleiras, nos semáforos da nossa cidade. Esse conjunto de fatores, como disse, tenho certeza que levou muito a esse resultado. E depois, durante a campanha, eu e a Maria Regina, a gente decidiu mostrar projetos, mostrar o que a gente tinha para Blumenau, porque já durante a pré-campanha a gente ouviu as pessoas. A gente fez um evento chamado ‘Alô Blumenau’, a gente percorreu todos os bairros ouvindo as pessoas, ouvindo as demandas. Em cima disso, a gente construiu nosso plano de governo e então, durante toda a campanha, a gente ficou preocupado em apenas mostrar o que a gente queria para a nossa cidade. A população, entendeu isso, embora, durante a campanha, até tivéssemos sofrido ataques, ofensas. O próprio prefeito Mário foi vítima, familiares, membros da minha equipe, ,com narrativas, com construções. Mas a gente não baixou o nível da campanha, Blumenau não merece isso, as pessoas não merecem. Tanto nos debates, no último debate que vim aqui na NSC e outros, mantive a linha, mantive o foco para dizer ‘Blumenau, nós temos projetos, nós temos propostas e a gente quer mostrar isso para vocês, podem acreditar’. O principal, o melhor plano de governo é o nosso. Então desde o primeiro dia até o último dia, nós ficamos focados em atender à população e falar para a população o que a gente espera da nossa cidade, da nossa Blumenau. E assim a gente se manteve até o último dia da campanha”.
Primeira ação do mandato
“Olha, é colocar realmente aquilo que a gente mostrou para as pessoas que ouviu da comunidade, começar a colocar isso em prática, mas de que forma? Com os alinhamentos com a Câmera de Vereadores, nós vamos precisar de algumas medidas. Por exemplo, da Guarda Municipal armada, que tanto falei, para trazer mais segurança para a nossa cidade, são necessárias mudanças legislativas, então a gente já vai encaminhar isso para a Câmara de Vereadores. Na área da educação, eu falei várias vezes também a frase que parece clichê, de que a educação transforma vidas. É verdade essa frase, inclusive ela transformou a minha vida. Criado pelos meus avós, o meu avô pedreiro, desde os 2 meses de idade, e ele sempre me disse ‘meu filho, vai estudar. Vai estudar que a vida vai te dar mais oportunidades’. E assim aconteceu comigo. Tive a oportunidade de fazer uma faculdade. Trabalhar em dois lugares para conseguir pagar não foi fácil, mas me deu essa oportunidade de educação. E a gente quer fazer isso. Eu fui o único candidato também que afirmei meu compromisso de continuar entregando para as famílias o kit de material escolar, os uniformes escolares para as crianças, porque isso faz a diferença, inclusive no orçamento familiar. Então isso tudo nos primeiros dias a gente já vai alinhar para começar a fazer, seja na área da saúde, com atendimento na nossa estrutura municipal, e também com as grandes obras que estão acontecendo em Blumenau, em parceria com o governo do estado. Blumenau não pode parar. Então, no dia primeiro de janeiro, eu tenho certeza que logo após a nossa posse, minha e da Maria Regina, o trabalho já continua, já alinhado, já sabendo que a gente precisa fazer . Justamente porque o blumenauense merece. Blumenau tem uma importância enorme para o nosso estado e esse protagonismo é que a gente vai buscar dia a dia”.
Transição do governo
“O governo do Delegado Egídio e da Maria Regina vai ser o novo governo. Apesar de ter o apoio do atual governo, eu digo que a gente vai colocar o nosso DNA, a nossa cara ali, com pessoas novas, com com equipe comprometida, com conhecimento técnico também. Vamos buscar isso, vamos aproveitar as pessoas profissionais também que já trabalham muito bem. Então essa transição é o momento que eu e a Maria Regina a gente senta com o atual governo, indica algumas pessoas, de duas pessoas, três pessoas no máximo ali da nossa equipe, para estar dentro do governo entendendo como funciona, buscando os relatórios de cada secretaria, cada estrutura do governo municipal, buscando a fundo essas informações para que, a partir do dia primeiro de janeiro, como disse antes, a população, as pessoas não podem sentir o efeito de uma cidade sem rumo. Então a transição é muito importante para isso, para que a gente entenda e continue esse trabalho, com muita responsabilidade, de continuar, de tocar os projetos que estão acontecendo, os projetos muito positivos. Mas com muita coragem, como afirmei diversas vezes durante a campanha, para reconhecer alguns pontos negativos e os desafios que a gente precisa enfrentar”.
Coligação
“Durante a campanha, eram construídas algumas narrativas pelos adversários, com frases como ‘toma lá, dá cá’, algo nesse sentido. E eu reafirmo aqui: eu não prometi nenhuma secretaria, não prometi cargo nenhum. As pessoas que estavam comigo, os partidos que compuseram a nossa legenda, que apoiaram a nossa eleição vieram por acreditar no melhor projeto para Blumenau. Então não há problema algum até eu receber uma indicação de algum partido ou de alguma liderança política, desde que essa esse indicado tenha um currículo, tenha comprometimento com a nossa cidade e saiba justamente o que vai fazer naquele local, naquele lugar, naquele naquele segmento que vai atuar. Então não há problema de indicação. O que é muito importante para mim e, não abro mão disso, é a análise dessa pessoa, do perfil que vai trabalhar com a gente. E é assim que a gente vai fazer, eu e a Maria Regina”.
Diálogo com a Câmara
“Aproveitar também inclusive para parabenizar todos os vereadores e vereadoras eleitos, mas também aqueles que não chegaram dessa vez, porque todos trabalharam, doaram-se, foram para a rua e ajudaram a nossa eleição da majoritária. Então todos foram muito, muito importantes, foram fundamentais nesse processo. Parabéns a todos e essa articulação política é necessária para a nossa cidade. E toda a conversa, como foi durante a pré-campanha, durante a formação da coligação, e agora para um governo, vai ser sempre tendo em vista o bem-estar, a qualidade de vida é das pessoas, da comunidade. E não em tentar, por exemplo, pegar algum interesse particular, seja do prefeito ou de vereadores, isso não vai acontecer. O que vai acontecer são as conversas e essa articulação política sempre visando o bem-estar da população, isso não abro mão assim, eu sempre fiz e continuei fazendo. Tenho certeza ,que os próprios vereadores e vereadores eleitos também pensam assim. Já conversei com diversos deles e todos me falaram, vamos trabalhar juntos pelo bem, pela continuidade, daquilo tudo que a nossa cidade representa para o estado e para o Brasil. E assim a gente vai fazer, com o trabalho executivo e legislativo em sintonia. Independentes, por óbvio, mas trabalhando em sintonia, pelo bem da população”.
Equipe de governo
“Eu realmente tenho algumas pessoas em mente, alguns nomes, pessoas qualificadas, mas eu nem conversei ainda com essas pessoas. Eu sou muito pé no chão, então a gente estava numa eleição difícil, uma eleição muito disputada. Pensei comigo, vamos terminar essa fase. E aí sim, depois de eleito, a gente vai sentar com as pessoas, vai definir. E é isso que vou fazer a partir dessa semana, das próximas semanas. Então, por enquanto, não há como divulgar ou adiantar nenhum nome, mas a gente tem alguma coisa desenhada, alguma ideia. Eu vou sentar com as pessoas mais próximas de mim, a minha equipe, que se doou, que estava comigo desde o início dos primeiros dias, antes da campanha já, mas todo mundo a gente vai sentar com muita responsabilidade para cuidar da nossa cidade”.
Saúde
“Eu quero conhecer a fundo exatamente a estrutura dos nossos atendimentos, das nossas unidades de saúde. E tenho muita tranquilidade quanto a isso porque a Maria Regina está ao meu lado. Ela conhecedora, secretária de Saúde, atual vice-prefeita, e continuará assim comigo. A gente tem conversado bastante, mas a gente quer aumentar esse atendimento, garantir que todas as pessoas tenham o atendimento. O atendimento justo para aquele momento que mais precisam, quando estão doentes ou alguém da sua família. Ampliando esses atendimentos, melhorando, otimizando, e principalmente, qualificando, e sempre tendo o atendimento para a pessoa. Quando ela procura um serviço municipal como saúde, como era a segurança, no caso da minha profissão de delegado, as pessoas não estão lá porque querem. Elas estão porque precisam, algo está acontecendo. Então a pessoa precisa ser acolhida. É essa a grande responsabilidade que nós temos. Eu quero que as pessoas, quando precisem do serviço público, sintam-se bem, sintam-se acolhidas, tenham um atendimento de qualidade. E sim, possam ter efetividade no resultado desse atendimento, que não precisem esperar muito, não precisem ficar em grandes filas, que a gente quer fazer essa agilidade e a gente vai buscar essa efetividade. Seja com bons exemplos de outros municípios, até de outros estados, eu já tenho conhecido alguma coisa. Isso é muito importante, trazer aqui para Blumenau tudo aquilo que já tem funcionado em outros lugares”.
Tarifa do transporte coletivo
“Durante a campanha, e eu falei isso inclusive aqui no último debate, a gente tem que ter muito cuidado com as propostas mirabolantes, aquelas que não dá para cumprir. Tarifa zero dá mais de R$ 150 milhões por ano e aí se a gente simplesmente disse que a gente vai dar a tarifa zero na verdade vai faltar um professor numa escola, até um médico no posto de saúde. Então tem que ter muita responsabilidade. A minha proposta de campanha, e quero colocar isso em prática agora, são as parcerias público-privadas. Por exemplo, para cuidar do abrigo de ônibus e poder explorar comercialmente uma marca, algum estabelecimento privado vai poder fazer dos próprios terminais. Com isso, e além de fazer a revisão do contrato, entender esse contrato, chamar a responsabilidade, a empresa também que tenha essa preferência, que tem a concessão de serviço público aqui em Blumenau. Dessa forma, eu tenho certeza que a gente vai conseguir melhorar a qualidade, ampliar as linhas de ônibus, que a população precisa e tanto pede, em especial aos finais de semana também, e sem aumentar a passagem. E se tudo der certo, se a gente conseguir realmente trazer isso, que empresas tenham esse interesse para deixar os terminais mais seguros e fazer exploração comercial, inclusive dos terminais, a gente vai poder inclusive quem sabe conseguir diminuir a passagem de ônibus”.
Vagas nas creches
“Plenamente viável isso. Justamente porque já acontece. Blumenau já compra mais ou menos 1,8 mil vagas em creches particulares. Veja a diferença que dá isso na vida das pessoas, das famílias, dos pais e das mães que precisam trabalhar e não tinham, muitas vezes, onde deixar os seus filhos, suas crianças. E a gente vai aumentar isso. Isso já pode ser feito nos primeiros dias, já para o início do ano letivo. A gente quer entender, ver onde está essa maior demanda, às vezes por bairro, por regiões, para que a gente possa fazer essa aquisição maior e já contemplar. E, por óbvio, aos poucos, entendendo essas demandas maiores e construir, ampliar, também a nossa rede de ensino, as estruturas para poder, repito aqui mais uma vez, para poder atender bem as pessoas que pagam o seu imposto e merecem um serviço público de qualidade”.
Agradecimento
“Agradecer primeiro a Deus, sempre na frente de tudo. Depois, a minha família, minha esposa, meus filhos, que estiveram comigo, que durante a campanha me deram a força necessária. A minha equipe, todos eles, ,guerreiros. Quando eu estava cansado, eu olhava para o lado e tinha alguém comigo, com vontade e dando essa força para a gente, essa coragem para seguir em frente. A todas as pessoas que acreditaram, a Maria Regina, que caminhou ao meu lado também, uma grande guerreira, que aprendi a admirar cada vez mais cada dia que passa. A todas as pessoas que foram ontem votar, teclaram o 22 e o confirma, que realmente fez a diferença. Ganhamos em primeiro turno. Temos mais tempo agora para pensar a cidade, para planejar a cidade e cuidar de Blumenau do jeito que as pessoas e nosso município merece. Muito obrigado a todos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.