Eleições 2024: pelo menos dez pessoas são detidas por suspeita de boca de urna no Sul de Minas


As ocorrências foram registradas em Passos, Jacutinga, Lavras, Carvalhos e Cambuí. Dez pessoas foram conduzidas à delegacia suspeitas de praticar boca de urna na região
Pelo menos 10 pessoas foram conduzidas para a delegacia neste domingo (6) por boca de urna no Sul de Minas. As ocorrências foram registradas em Passos, Jacutinga, Lavras, Carvalhos e Cambuí.
Receba no WhatsApp as notícias do g1 Sul de Minas
Em Passos (MG) foram registradas três ocorrências com cinco pessoas conduzidas para a delegacia. Em um dos casos, dois homens foram detidos por panfletagem irregular de campanha eleitoral. Segundo a Polícia Militar, foram encontrados adesivos de campanhas eleitorais em duas caminhonetes.
Os suspeitos negaram envolvimento na distribuição de panfletos e alegaram que estavam tomando café e que o veículo não havia sido utilizado para nada relacionado à eleição no dia anterior.
Ambos os veículos foram levados para o Pátio Credenciado do Detran, e os autores foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos.
Dois homens são detidos e veículos apreendidos por suspeita de propaganda eleitoral no dia da votação em Passos, MG
Helder Almeida
Em Lavras (MG), um candidato a vereador pelo Avante foi detido por suspeita de boca de urna. Segundo a Polícia Militar, ele foi ouvido e liberado.
O caso aconteceu na Escola Municipal Paulo Menicucci, no Bairro Vila Joaquim de Sales. De acordo com o BO, os policiais que estavam no local receberam a denúncia de uma possível boca de urna. A denunciante seria uma candidata a vereadora. Ela teria dito que não escutou as falas do suspeito e não tinha registro de vídeo ou foto, mas que os gestos indicavam o pedido de votos.
O candidato foi abordado pela Polícia Militar e negou que estaria fazendo pedido de votos. Ele também contou que teve problemas com a candidata no passado e que ambos já foram do mesmo partido.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia, onde foi ouvido e liberado.
Em Cambuí (MG), um homem foi preso perto do horário de encerramento da votação. Segundo o cartório eleitora, ele estava na área externa da Escola Estadual Antônio Filipe Sales pedindo votos. Ele foi detido e levado para a delegacia.
Proibição
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia de votação é proibida a aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação, é vedada pela legislação eleitoral.
É proibida a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado, bem como a distribuição de camisetas.
Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, os servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores são proibidos de usar ou portar qualquer objeto que tenha propaganda de candidato, partido, coligação ou federação. A violação a qualquer uma das condutas listadas acima configura divulgação de propaganda, prevista no artigo 39 da Lei n° 9.504/1997.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.