No 2º turno, Ricardo Silva mira diálogo com novos eleitores, descarta aumentar impostos e prevê equipe ‘técnica’


Candidato do PSD à Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) obteve 48,45% dos votos no primeiro turno e vai disputar o cargo de chefe do Executivo com Marco Aurélio, do Novo. Garantido no segundo turno da eleição para definir o novo prefeito de Ribeirão Preto (SP), Ricardo Silva (PSD) mirou, em entrevista ao EPTV1 nesta segunda-feira (7), diálogo com novos eleitores para conseguir ser eleito.
Silva recebeu 128.466 votos (48,45%) e vai disputar a prefeitura com Marco Aurélio (Novo), que obteve 66.136 votos (24,94%). O segundo turno é no dia 27 de outubro.
“Não vou ficar preocupado em apoio político, mas vou querer dialogar com o eleitor do Jorge Roque, com eleitor do André Trindade, com eleitor do Matheus Coelho, aqueles que foram às urnas, escolheram um nome que não venceu a eleição. Eles vão ver que o nosso projeto é muito mais consistente, muito mais verdadeiro. Há um preparo, maturidade e construção de projeto de muitos anos que tenho me dedicado a isso. Não pretendo fazer aliança com nenhum tipo de político a partir de agora, mas, sim, dialogar com eleitores que escolheram esses candidatos”, disse.
A entrevista com Ricardo Silva teve duração de 10 minutos. Nesta terça-feira (8), o entrevistado será Marco Aurélio.
Ricardo Silva (PSD) em entrevista ao EPTV1
Lucas Zanetti/g1
Impostos
Também durante a entrevista, o candidato do PSD descartou a possibilidade de aumentar impostos em um eventual governo. Segundo ele, o que poderá haver é um remanejamento de recursos. Silva também destacou que pretende promover incentivos fiscais a comerciantes.
“Zero aumento de impostos. A população não pode pagar pela irresponsabilidade de gestões que passaram por Ribeirão. Não é uma crítica à atual [gestão], não. Isso é histórico. Nossa proposta central é fazer um governo profissional. Vamos remanejar recursos, tendo em vista as necessidades mais básicas da cidade, mas aumento de impostos, não, é garantia que dou para você. Não podemos conviver com aumento de impostos, ao contrário, nós faremos o plano municipal de retomada do comércio, que é a busca pelos comerciantes mais afetados na pandemia e depois com as obras que pararam, para conceder a eles incentivos até tributários.”
Equipe de trabalho
O candidato ainda garantiu que pretende montar uma equipe técnica, caso seja eleito. Apesar de contar com dez partidos na coligação, ele negou a chance de beneficiá-los com cargos na prefeitura.
“Nós vamos montar uma equipe técnica, vamos montar uma equipe baseada em currículo. Tenho dito isso desde o começo. Os partidos que vieram comigo , aliás, elegeram nesta eleição uma ampla maioria na Câmara, vieram pela minha liderança, por confiarem no meu projeto. Fico muito feliz com esse apoio que tive porque isso vai nos dar algo que é importante: estabilidade para governar, a chamada governabilidade”, cita.
Quem é Ricardo Silva
Ricardo Augusto Machado da Silva tem 38 anos, é casado e tem uma filha. Graduado em direito e filosofia e com pós-graduação em sociologia, é funcionário concursado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e deputado federal pelo segundo mandato.
Começou a carreira política aos 27 anos, quando se elegeu vereador por Ribeirão Preto. Em 2016, foi candidato à prefeitura, mas perdeu o segundo turno para o atual prefeito, Duarte Nogueira (PSDB).
Em 2018, foi eleito suplente de deputado federal, cargo que assumiu apenas em 2020, após a morte do titular. Em 2022, foi reeleito deputado federal com 133.936 votos, sendo o mais votado em Ribeirão.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Veja como foram as eleições na região de Ribeirão Preto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.