Ataque a tiros, intimidações e ameaças: como traficantes agem para influenciar eleições no Brasil


PF intensificou, esta semana, as operações de combate a crimes eleitorais, em especial aqueles que envolvem o apoio de facções a candidatos. São mais de 2 mil inquéritos em andamento. Ataque a tiros, intimidações e ameaças: como traficantes agem para influenciar eleições
A Polícia Federal intensificou, esta semana, as operações de combate a crimes durante as elei,ões em especial aqueles que envolvem o apoio de facções a candidatos. São mais de 2 mil inquéritos em andamento.
O Fantástico deste domingo (6) mostrou como alguns traficantes agiam para tentar interferir no resultado das disputas.
Bagé (RS)
Em Bagé, no interior do Rio Grande do Sul, apoiadores do candidato a prefeito Luiz Fernando Mainardi, do PT, estavam reunidos para um comício quando, segundo a polícia, sofreram um atentado. Imagens mostram quando centenas de pessoas que acompanhavam o comício saíram correndo após os tiros.
As polícias federal e civil descobriram que a ordem para atirar partiu de dentro de uma penitenciária de alta segurança. Segundo as investigações, o mandante foi Tiago Ferreira, condenado a 321 anos por crimes como tráfico e homicídio. O objetivo era intimidar os candidatos que não eram apoiados pela Tauras, a facção de Tiago.
Comício de candidato a prefeito foi alvo de ataque a tiros no interior do RS
Reprodução/TV Globo
João Pessoa (PB)
Na Paraíba, onde a atual primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, e a secretária dela, Teresa Cristina Barbosa Albuquerque, foram presas. Segundo a Polícia Federal, as duas, em parceria com a facção criminosa Nova Okaida, participaram de um esquema para influenciar as eleições em João Pessoa, onde o marido de Lauremília, Cícero Lucena, do PP, concorreu à reeleição. O prefeito não foi alvo da investigação.
A PF afirma que elas usavam interlocutores da prefeitura e de comunidades dominadas por traficantes para determinar em quem os moradores deveriam votar. O Fantástico mostrou áudios que revelam as negociações. Lauremília e Teresa Cristina terão que cumprir medidas cautelares. Entre elas, usar tornozeleira eletrônica.
Primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, e a secretária dela são acusadas de
Reprodução/TV Globo
Feijó (Acre)
Na cidade de Feijó, no Acre, áudios mostram traficantes do Comando Vermelho intimidando moradores para que não votassem no candidato a prefeito Railson Ferreira, do Republicanos, conhecido como Delegado Railson. Três pessoas foram presas.
Em Feijó (AC), traficantes do Comando Vermelho intimidando moradores para que não votassem no candidato
Reprodução/TV Globo
Macapá (AP)
Em Macapá, o candidato a vereador Luanderson Alves, conhecido como Caçulla, está foragido. Segundo as investigações, ele é integrante da facção criminosa Família Terror do Norte. Em mensagens obtidas pelo Fantástico, Luanderson orienta os traficantes para que atuem na campanha dele.
Luanderson Alves, conhecido como Caçulla
Reprodução/TV Globo
O que dizem os citados
O Fantástico procurou as defesas de todos os citados na reportagem. A advogada do traficante Tiago Ferreira apontado como mandante no atentado em Bagé, disse que não leu o processo e só vai falar com o cliente na semana que vem.
A defesa de Cícero Lucena, Lauremília Lucena e Teresa Cristina, citados no caso da Paraíba, disse que as acusações são infundadas e têm objetivo eleitoreiro para prejudicar a imagem do candidato à reeleição. A nota diz ainda que tanto Lauremília quanto Teresa são inocentes.
Felipe Tavares, advogado do traficante Kenny da Silva, disse que não procede a afirmação de que seu cliente tem papel de liderança na organização criminosa e afirmou que a investigação policial é prematura. Dinho Dauslai, candidato a vereador, foi procurado pela nossa produção e não retornou os contatos.
Delegado Railson Ferreira, candidato à prefeitura ameaçado pelo Comando Vermelho em Feijó, no Acre, também não se manifestou.
A reportagem não conseguiu contato com Luanderson Alves, o Caçulla, o candidato a vereador de Macapá, pelo PSB.
O PSD do Amapá disse que o candidato caçula preencheu todos os requisitos de elegibilidade e que irá reunir a executiva estadual do partido para tomar as providências necessárias.
O delegado Railson Ferreira, do Republicanos, foi eleito prefeito da cidade de Feijó, no Acre. Assim como Luiz Fernando Mainardi – candidato do PT à prefeitura de Bagé, no Rio Grande do Sul. O prefeito Cícero Lucena, do PP, vai disputar o segundo turno em João Pessoa.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.