Mano Medeiros, do PL, é reeleito prefeito de Jaboatão dos Guararapes no 1º turno


Mano Medeiros é o quarto prefeito na história da cidade a ser reeleito. Clarissa Tercio (PP) ficou em 2º lugar. Mano Medeiros (PL), prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife
Reprodução/TV Globo
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), foi reeleito no 1º turno para o cargo. Ele se torna o quarto gestor municipal reeleito na história da cidade. Ele foi matematicamente eleito por volta das 19h deste domingo (7), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🗳️ Acompanhe a cobertura das eleições em Pernambuco
Clarissa Tercio (PP) foi a segunda colocada. O ex-prefeito Elias Gomes (PT) ficou na terceira posição, seguido por Daniel Alves (Avante).
A vice-prefeita eleita com Mano Medeiros é Irmã Babate (PL), de 71 anos. Eles fazem parte da coligação “A mudança continua”, composta por PL, União Brasil, Democracia Cristã, Novo, Mobiliza, PRD, PSD, PDT e PRTB.
Mano Medeiros é o quarto prefeito da história de Jaboatão dos Guararapes a ser reeleito. O primeiro foi Fernando Rodovalho (à época, no PSC) em 2000. Em 2008, foi a vez da reeleição de Elias Gomes (à época, no PSDB). Anderson Ferreira (PL) foi reeleito no pleito anterior, em 2020. Apenas Newton Carneiro (à época, no PRB) não conseguiu a reeleição, ficando em 3º lugar em 2008.
Perfil
Luiz José Inojosa de Medeiros, o Mano Medeiros, é natural de Recife. Tem 56 anos e é casado. Seu patrimônio declarado é de R$ 481.199,35.
Foi diretor-presidente da EPTI (Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal). Ocupou a secretaria de Infraestrutura e de Desenvolvimento Econômico, na gestão de Anderson Ferreira, tendo sido também chefe de gabinete do mesmo.
Esta é a segunda eleição do candidato. A primeira foi em 2020, quando foi eleito vice-prefeito na chapa de Anderson Ferreira (PL), reeleito naquele ano.
Assumiu a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes em 2022, após Anderson renunciar para tentar, sem sucesso, ser eleito governador de Pernambuco.
Propostas
Em seu plano de governo apresentado ao TSE, as principais propostas de Mano Medeiros são a criação do Hospital da Mulher e da Criança e de um centro especializado em exames diagnósticos.
Também foi proposta a criação de quatro novas Unidades de Saúde da Família (USFs) na cidade, além da ampliação da rede de escolas em tempo integral do município de 11 para 30.
O candidato prometeu ainda a implantação do passe livre estudantil em Jaboatão, o retorno das festas da Manga e das Lavadeiras, a criação de uma agência do meio ambiente e a construção do Parque Municipal dos Manguezais.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.