Idoso de 103 anos faz questão de votar e dá conselho para jovens: ‘vote pra ser cidadão’


Voto é facultativo para Francisco Paulino desde a década de 90. Mesmo assim, ele garante que enquanto tiver vida pretende votar e manter o voto secreto. Francisco Paulino, eleitor de 103 anos de idade, e o filho
TV Paraíba / Reprodução
O voto é facultativo para Francisco Paulino desde a década de 90. Mas aos 103 anos de idade, ele faz questão de exercer a cidadania e participar de todas as eleições. Neste ano, na votação para prefeito de Campina Grande, cidade do Agreste da Paraíba, não foi diferente.
📲 Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
O aposentado acordou cedo, caprichou no visual, separou o documento de identidade e o título de eleitor. Depois disso, foi até local de votação acompanhado pelo filho.
“Eu voto toda vez. Sou cidadão. Enquanto tiver vivo, eu voto. Vote pra ser cidadão”, sentencia como conselho para os mais jovens.
📲 Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Foram dezenas de eleições ao longo de mais de um século de vida. E a memória de Francisco continua fresca. Ele lembra de quando votou em Getúlio Vargas para presidente do Brasil.
Francisco Paulino, eleitor de 103 anos de idade, com o título na mão
Ademar Trigueiro / TV Paraíba
Além do compromisso de votar a cada dois anos, Francisco também mostra que é eleitor raiz com outra atitude: o voto dele é secreto.
🚨 Acompanhe o dia de votação na Paraíba
“Não sei”, disse ele ao ser questionado em quem votaria e garantindo que só revelaria o voto para a urna.
No local de votação, o idoso já é conhecido pelos mesários, que o enxergam como um verdadeiro exemplo.
“Toda eleição ele vem. E ao sair ainda diz ‘na próxima estarei aqui de novo’. A gente fica contente com o prazer que ele tem em exercer o papel de eleitor dele”, concluiu a mesária Marcelli Dias.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.