Mais de 100 urnas apresentam problemas e precisam ser substituídas na manhã de eleições em SC

O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) precisou substituir 103 urnas eletrônicas na manhã de eleições em Santa Catarina. Neste domingo (6), eleitores vão definir os próximos prefeitos e vereadores dos municípios catarinenses.

TRE precisa substituir 103 urnas na manhã de eleições em SC, foto mostra pessoa clicar no "confirma" da urna

103 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em Santa Catarina – Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Conforme o TRE, o maior motivo para as substituições foi a reinicialização e em seguida, a troca de bobina. Ao todo, 16 mil urnas estão em funcionamento neste domingo de eleições em Santa Catarina.

Segundo o vice-presidente TRE-SC, Carlos Alberto Civinski, o número é pequeno.

“As ocorrências foram pontuais e foram tratadas de forma já prevista nas ações de planejamento pensadas pelo nosso tribunal. Lembro que em todo o Estado temos cerca de 500 técnicos de apoio ao voto informatizado que foram contratados especialmente para esse trabalho e as falhas foram prontamente resolvidas pelas equipes especializadas”, ressaltou.

Duas pessoas são presas por crimes eleitorais na manhã de eleições em SC

Duas pessoas foram presas e três autuadas por crimes eleitorais na manhã de eleições deste domingo (6), em Santa Catarina. Os flagrantes incluíram o transporte ilegal de eleitores, foto na cabina e boca de urna.

Em Abelardo Luz, no oeste de Santa Catarina, um eleitor foi preso por estar abordando e conduzindo pessoas até o local de votação, o que é ilegal.

Em Joaçaba, no Meio-Oeste, outro eleitor foi preso por tirar uma foto da urna enquanto votava na cabina.

No Litoral Norte, três homens foram flagrados enquanto abordavam e distribuíam santinhos perto do local da votação em Navegantes e em Balneário Piçarras, o que configura como crime de boca de urna. Não houve prisão.

Em Petrolândia, no Vale do Itajaí, uma pessoa foi flagrada promovendo uma desordem e prejudicando os trabalhos eleitorais. Não houve prisão.

Conforme o vice-presidente, o número demonstra um dia tranquilo de eleições.

“Eu avalio como altamente positivo [o número de ocorrências] e é fruto de um trabalho de longo tempo, de modo que isso até nos dá orgulho como catarinenses, porque isso representa a disciplina, a observância, as regras, de modo que é importante para o processo eleitoral”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.