Manhã de votação no Pará tem prisões, boca de urna, filas longas e indígenas indo às urnas


Confira como foram as primeiras horas do 1º turno destas eleições municipais no estado. Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou o balanço de ocorrências. Filas são registradas em escola de Ananindeua, segundo maior colégio eleitoral do Pará.
Carol Mota / g1
A manhã de votação deste primeiro turno das eleições municipais no Pará teve uma grande movimentação nos 144 municípios, com registro de longas filas, indígenas indo à votação, prisão de idosa e até mesmo boca de urna.
AO VIVO: acompanhe o 1º turno no Pará
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), das 8h às 10h30 deste domingo (6) foram registradas 20 ocorrências relacionadas à propaganda eleitoral irregular, desobediência eleitoral, tentativa e violação de sigilo de voto e boca de urna.
Os casos foram em Abaetetuba, Aurora do Pará, Capanema, Curralinho, Floresta do Araguaia, Marabá, Nova Timboteua, Parauapebas, Rondon do Pará, Soure e Tailândia. Do total de ocorrências, de acordo com a Segup, foram duas prisões em flagrante e sete termos circunstanciados de ocorrência.
Idosa presa
Em Marabá, sudeste do estado, uma idosa de 69 anos foi presa ao ser flagrada tirando foto da urna no momento da votação. Ela foi encaminhada à delegacia e liberada após ter sido ouvida. Segundo a Polícia Civil (PC), será apurado o possível crime de violação do sigilo do voto.
Mulher foi encaminhada para a delegacia.
Reprodução / Redes sociais
Já no sul do Pará, indígenas Kayapó foram aos locais de votação em Ourilândia do Norte, município distante quase 900 km da capital paraense. Eles se concentraram em filas de espera logo no início da votação.
Indígenas
Os indígenas fazem parte de cerca de 6 milhões e 182 mil eleitores que vão às urnas neste 1º turno das eleições para decidir quem ocupará os cargos de prefeitos e vereadores das cidades paraenses.
Indígenas se concentram em colégio para votação em Ourilândia do Norte, no PA
Sujeira de ‘santinhos’
Nestas primeiras horas de eleições, filas também foram registradas, além de muita sujeira causada por quem jogou ‘santinhos’ nas ruas, principalmente perto de escolas. Sobre a situação em Belém, a empresa Ciclus Amazônia, gestora da concessão de limpeza urbana da capital, disse que intensificará a limpeza da cidade no entorno dos locais de votação.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
‘Santinhos’ ocupam calçadas e ruas de Belém neste domingo de eleições.
Beatriz Reis / g1
LEIA TAMBÉM
Lista: quem são os candidatos a prefeito e a vereador no Pará
“Quem Eu Escolho”: ferramenta do g1 mostra todos os candidatos
“Jogo Eleitoral”: o que pensam os candidatos a prefeito de Belém
VÍDEOS confira outras notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.