Turistas de Fernando de Noronha justificam ausência de voto no auditório da Escola Arquipélago; VÍDEO


Justificativas serão recebidas até às 18h horário local, 17h, horário de Brasília. Moradores de Fernando de Noronha não votam porque a ilha é um distrito estadual. Turistas de Fernando de Noronha justificam ausência de voto
Os turistas, os profissionais a serviço e os moradores de Fernando de Noronha que não transferiam o título de eleitor para a ilha justificam a ausência de voto no auditório da Escola Arquipélago neste domingo (6). Ver vídeo acima.
As justificativas podem ser feitas recebidas até às 18h horário local, 17h no horário de Brasília a ilha tem horário de uma hora a frete o horário do Distrito Federal).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) conta com 15 pessoas que trabalham para atender o público. É preciso apresentar o número do título eleitoral e um documento com foto.
Justificativas são recebidas no auditório da Escola Arquipélago
Ana Clara Marinho/TV Globo
O movimento é intenso, mas o trabalho foi considerado rápido pelas pessoas que estiveram no local pela manhã. O cirurgião dentista Marcelo Orlando, turista de Florianópolis, está na ilha para comemorar o aniversário e fez a justificativa cedo para aproveitar o dia.
“O atendimento foi tranquilo, muito rápido, Noronha nem parece Brasil. Vou aproveitar o resto do dia na Praia da Conceição”, disse Marcelo.
A dona de casa Elisabete Orlando, que também mora em Florianópolis, acompanhou o marido, Marcelo, e justificou a ausência de voto.
“O processo foi super rápido. Eu não tinha nem o número do título; me deram um telefone, liguei e resolvi. Dever cumprido, agora é só lazer, vou para as praias”, contou Elisabete.
Já o pintor Highlander da Silva está em Fernando de Noronha a serviço há um mês. Ele é eleitor do Recife, mas por conta do trabalho precisou justificar a ausência de voto.
“Se eu estivesse na minha cidade, votaria hoje, mas como estou a trabalho em Fernando de Noronha precisei fazer a justificativa. Fiquei um pouco triste em não votar, mas foi necessário”, contou Highlander.
O trabalhador Everson Santana, que está na ilha para executar um serviço de reforma, não teve condições de ir ao Recife para votar.
“Justifiquei, mas não fico chateado em não votar, não vou mentir. Estou em Noronha para trabalhar, estou de folga e agora vou para a praia”, declarou Everton.
A representante do TRE na ilha, Edleuza Santos, afirmou que Fernando de Noronha está com muitos turistas e, ainda trabalhadores, por isso acredita que a quantidade de justificativa será grande.
“Acredito que devemos receber cerca de duas mil justificativas, a ilha está movimentada de turistas e prestadores de serviço. As pessoas também tiveram a opção de justificar no aplicativo da Justiça Eleitoral, o E-título, mas muita gente não fez isso”, informou Edleuza Santos.
Moradores de Noronha não votam
A população Fernando de Noronha não vota na eleição municipal porque a ilha é um distrito estadual, o único do país.
A ilha não tem prefeito, tem administrador geral, indicado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e aprovado pela Assembleia Legislativa.
Atualmente, Noronha tem como administradora Thallyta Figueirôa, primeira mulher no cargo.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.