Você viu? Embarcação com colombianos naufraga, avô e neta são assassinados e outras notícias da semana no g1 MA


Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 29 a 5 de outubro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (29)
Candidatos à Prefeitura de Balsas chegam para o debate da TV Mirante
Yrna Turati
O debate promovido pela TV Mirante no sábado (28) entre candidatos à Prefeitura de Balsas foi marcado por embates entre Celso e Alan, relacionadas aos grupos políticos a que pertencem, assim como propostas em diversos temas e críticas à educação e à saúde no município, na atual gestão (veja, no vídeo acima, a íntegra do debate).
Essa foi a primeira vez que a TV Mirante realizou o debate eleitoral na cidade de Balsas, que contou com a participação de Alan da Marissol (PRD), Celso Henrique (PP) e Prof. Francisco Cunha (NOVO).
Dentre as propostas apresentadas, os participantes falaram ainda sobre infraestrutura, transporte, segurança, juventude, cultura e habitação.
O debate foi transmitido ao vivo, pela TV Mirante, aos moradores da região de Balsas; e para o público em geral, pelo g1 Maranhão.
O jornalista Clóvis Cabalau mediou o debate, que teve 4 blocos de perguntas, sendo 2 deles com temas determinados e 2 com temas livres. No último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.
Em reuniões realizadas antes do debate, as regras e ordem das perguntas dos candidatos em cada bloco foram apresentadas e aceitas pelos representantes.
Segunda-feira (6)
Embarcação com 10 pessoas naufraga na Praia da Barra, em Tutóia
Uma embarcação com 11 pessoas a bordo naufragou na noite do último domingo (29) na Praia da Barra, no município de Tutóia, a cerca de 323 km de São Luís. Dez pessoas foram resgatadas e uma segue desaparecida. Veja o vídeo acima.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, as buscas pela vítima desaparecida, identificada como John Sebastian Muñoz, de 24 anos, continuam com apoio de aeronave do CTA. 
De acordo com os bombeiros, os ocupantes estavam realizando um passeio pela região e ao retornarem, devido o mar estar agitado, a embarcação acabou naufragando. As duas crianças foram colocadas em cima do barco para aguardar o resgate.
Segundo a Polícia Militar (PMMA), todos os ocupantes encontram-se em bom estado de saúde. Entre elas dois bebês, um de sete meses, e outro de apenas três meses. Os demais adultos identificados possuem entre 19 e 33 anos.
Dois homens, que estavam na canoa, tentaram nadar até a praia para pedir socorro, mas apenas um deles conseguiu chegar à margem.
A Capitania dos Portos foi acionada para investigar as causas do naufrágio. Os colombianos, ainda de acordo com informações do comandante do CBMMA, já residem em Tutóia há cerca de quatro anos.
Avô e neta são mortos a tiros em Tuntum; suspeito é morto durante confronto com polícia
Reprodução/Internet
Um idoso, de 68 anos, identificado como Francisco José de Santana, e uma mulher, de 22 anos, identificada como Ruth Santana Carneiro, foram mortos a tiros na última sexta-feira (27), na cidade de Tuntum, a 372 km de São Luís. Os dois eram avô e neta.
O crime aconteceu no bairro Piçarreira. De acordo com a polícia, Antônio Francisco Vieira, de 67 anos, e Antônio João Francisco Lima Vieira, de 63 anos, são os suspeitos de terem atirado contra Ruth e Francisco. Na ação criminosa, uma outra pessoa da família foi atingida pelos disparos.
Segundo investigações do caso, o crime teria sido motivado por causa de um desentendimento envolvendo um cachorro de caça.
Após o crime, os suspeitos fugiram do local e se refugiaram em uma casa, onde a polícia tentou negociar a rendição, porém os homens resistiram às negociações e atiraram contra os policiais, que revidaram.
Na troca de tiros, Antônio Francisco, suspeito de ser o principal atirador, foi atingido e teve o óbito confirmado horas depois, na madrugada de sábado (28), no Hospital Macrorregional de Presidente Dutra.
Antônio João Francisco Lima Vieira foi preso, autuado em flagrante e encaminhado para a Unidade Prisional de Presidente Dutra, onde passou por audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.
Terça-feira (1º)
Mulher morre esfaqueada por companheiro após discussão em Vitória do Mearim
Reprodução
Uma mulher, identificada como Sônia Regina Coelho Rodrigues, de 61 anos, foi assassinada com uma facada na última segunda-feira (30) em Vitória do Mearim, a cerca de 176 km de São Luís. O companheiro da vítima é o principal suspeito do feminicídio.
Segundo informações de vizinhos à polícia, o casal bebia no quintal de casa, quando começou uma discussão. A vítima recebeu um golpe de faca no peito e não resistiu. O homem, de 66 anos, tentou fugir, mas foi preso em flagrante.
Ele foi conduzido para a Unidade Prisional de Viana.
Wellington Lima Pereira tinha 19 anos e foi morto na Vila Funil
Divulgação/MAC
O Maranhão Atlético Clube confirmou a morte do jovem Wellington Lima Pereira, de 19 anos, que era jogador do sub-19 e foi assassinado na madrugada desta terça-feira (1º).
Segundo as primeiras informações, Wellington morava na Vila Funil e estava na porta de casa quando um grupo se aproximou e o matou com vários tiros.
Testemunhas afirmam que o crime teria acontecido após uma suposta tentativa de assalto, mas indícios do crime também apontam para um crime de execução.
Após o crime, os autores fugiram e ainda não foram localizados. Já Wellington morreu ainda no local, antes do atendimento médico.
Em nota, o MAC lamentou a morte do atleta, que chegou a disputar alguns campeonatos sub-19 pelo clube, sendo importante na classificação no último torneio.
“É com muito pesar que o Maranhão Atlético Clube confirma o falecimento do atleta Wellington Lima Pereira, de apenas 19 anos. O jovem atleta estava disputando o Campeonato Maranhense sub-19 com o quadricolor, e recentemente havia conquistado a classificação direto para as quartas de final da competição. Nesse momento de dor, o MAC presta seus sentimentos e deseja forças à família e aos amigos de Wellington”, diz a nota do clube.
Cabo da PM e mais dois homens são presos por oferecer suborno a tenente-coronel em troca de apoio a candidato durante as eleições no MA
Divulgação
Três pessoas foram presas, entre elas um cabo da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), pelo crime de tentativa de suborno, contra um outro policial militar. As prisões foram realizadas na tarde dessa segunda-feira (30), na cidade de Peri Mirim, a 106 km de São Luís.
Segundo a Polícia Civil do Maranhão, o trio ofereceu a quantia de R$ 3 mil para um oficial da Polícia Militar da região, para que o PM e sua equipe dessem apoio a um determinado candidato a prefeito de Peri Mirim, durante as eleições municipais.
Os presos foram identificados como: Cabo Jânio, Daniel Correia dos Santos e Wanderson Walann Galvão.
De acordo com as investigações, o cabo Jânio, que estava de folga, procurou um tenente-coronel, na companhia de Daniel e Wanderson, para pedir que o oficial e sua equipe de policiais dessem apoio para o grupo político do atual prefeito de Peri Mirim, durante o processo eleitoral.
O tenente-coronel informou ao trio que estava na cidade para manter a ordem pública durante, de maneira imparcial, sendo que todas as coligações partidárias poderiam contar com o apoio da Polícia Militar durante a votação.
O oficial disse, ainda, que a PM já estava recebendo apoio por parte da prefeitura, a qual estava fornecendo alimentação aos policiais e ajudando no combustível para a viatura.
Ainda de acordo com as investigações, diante das declarações do tenente-coronel, Daniel disse ao oficial que ele queria dar uma quantia em dinheiro ao PM para que ele ajudasse um grupo político específico e, em seguida, tirou R$ 3 mil de dentro de uma “necesser” e entregou ao tenente-coronel e disse, também, que quanto o oficial precisasse de mais dinheiro, em um caso de necessidade, era só procurá-lo.
Nesse momento o tenente-coronel chamou três policiais que o acompanhavam e deu voz de prisão ao cabo da PM e a Daniel e Wanderson e os conduziu à Delegacia Regional de Pinheiro, para as providências cabíveis.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, Daniel e Wanderson foram autuados pelo crime de corrupção ativa e, após procedimentos legais, foram encaminhados para o sistema penitenciário. Já o policial militar foi levado para o 15º Batalhão de Polícia Militar em Pinheiro.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) afirmou que não compactua com qualquer conduta ilegal de seus agentes e que, além de responder criminalmente pelo ato, a Polícia Militar já instaurou um procedimento administrativo para apuração da ocorrência. Além disso, o cabo Jânio já foi afastado das atividades de rua e pode sofrer, ainda, as penalidades administrativas previstas em lei.
A SSP destaca, também, que “no caso de crimes eleitorais, a atuação é dos tribunais eleitorais em âmbito federal e estadual e Polícia Federal. No que compete à segurança pública, as forças de segurança do estado vão atuar com mais de 7.500 policiais militares, além de reforço da Polícia Civil e Centro Tático Aéreo, no dia da votação, para assegurar ambiente de tranquilidade para que o eleitor possa exercer a sua cidadania”.
A SSP informa, ainda, que “qualquer ocorrência de crime pode ser registrada em delegacias, que também atuarão em regime de plantão em todo o estado”.
Quarta-feira (2)
Homem sequestrado durante campanha política é encontrado morto em matagal na região do Coroadinho
Reprodução
Um homem, identificado como Vitor Santos Costa, de 29 anos, foi encontrado morto na tarde dessa terça-feira (1º), após ter sido sequestrado durante um trabalho de campanha política na região do bairro Coroadinho, em São Luís.
De acordo com a polícia, o caso aconteceu na última segunda-feira (30), quando ele estava trabalhando na área Alto Sebastião/Coroadinho. Vitor foi levado até um matagal no bairro, chamado de “Rocinha”, onde foi executado.
Um dos suspeitos de participar da execução de Vitor, identificado como Davi Figueiredo Amaral, de 19 anos, foi preso. Segundo o delegado Marconi Matos, que conduz as investigações do caso, Davi confessou a participação no sequestro e indicou o local onde havia deixado a vítima.
Em depoimento, Davi Figueiredo afirmou que teve ajuda de outra pessoa no sequestro, porém a identidade do outro suspeito ainda não foi revelada.
Após descobrirem para onde Vitor foi levado, agentes da polícia, acompanhados do Núcleo de Operações com Cães (NOC), foram até o local indicado por Davi e encontraram o corpo da vítima coberto com folhagens.
“Nós conseguimos, através de colaboradores, chegar no perímetro onde possivelmente ocorre o que nós chamamos de ‘tribunal do crime’, onde esse jovem, que teria sido arrebatado na noite de ontem (30), foi torturado, questionado e teve sua vida ceifada”, relatou o delegado Marconi.
Davi Figueiredo foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça. Segundo a polícia, ele vai responder pelos crimes de sequestro, ocultação de cadáver e organização criminosa. A motivação do crime segue sendo investigada.
Quinta-feira (3)
Trio é preso suspeito de sequestrar marido de gerente de banco no interior do MA
Divulgação
Três homens foram presos, nesta quinta-feira (3), na cidade de Açailândia, suspeitos de extorsão mediante sequestro, crime conhecido como “sapatinho”.
De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), três criminosos fizeram refém o marido da gerente de um banco, na cidade de Itinga do Maranhão, na noite dessa quarta-feira (2). Já nesta quinta, o trio obrigou a vítima a fazer a retirada do dinheiro da agência.
A PM, por meio do 26º Batalhão, ao tomar conhecimento do caso, iniciou as buscas pela vítima e pelos criminosos e conseguiu localizá-los no povoado Pequiá, em Açailândia.
A vítima foi resgatada, e os três suspeitos foram presos e apresentados na Delegacia Regional de Açailândia, com um carro usado no crime, uma pistola e duas placas de veículos.
Sexta-feira (4)
Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um acidente que aconteceu na cidade de Vitória do Mearim, a cerca de 176 km de São Luís, na noite da última quinta-feira (4). As vítimas haviam saído de um comício, quando sofreram o acidente.
O comício, segundo testemunhas, era realizado às margens da BR-222, e já estava sendo encerrado quando um caminhão atropelou uma família que estava em uma moto. Mãe e filha morreram na hora.
A criança tinha apenas seis meses. O marido da mulher e pai da criança ficou em estado grave e foi levado para o Hospital Municipal de Vitória do Mearim. O motorista do caminhão foi submetido em teste do bafômetro, que deu negativo.
Já em Tutoia, por volta das 17h, em um outro acidente, duas pessoas morreram e outras oito ficaram feridas. Segundo testemunhas, uma caminhonete, que estava transportando pessoas que iam participar de um evento político, acabou batendo em um animal que estava na pista.
Em dois dias, Polícia Federal apreende R$ 830 mil que seriam destinados a compra de votos nas eleições municipais no MA
Divulgação/Polícia Federal
Nos dias 1º e 2 de outubro, a Polícia Federal apreendeu R$ 830 mil, em espécie, que seriam destinados a compra de votos nas eleições municipais no Maranhão. Segundo a PF, as apreensões de valores foram feitas em São Luís, após a polícia receber denúncias de crime eleitoral.
No dia 1º de outubro, foram apreendidos R$ 45 mil em espécie, quando um dos suspeitos foi abordado em frente ao Comando Geral da Polícia Militar, após entregar o valor sacado em um comitê político.
Segundo a PF, o homem apresentou versões contraditórias sobre a origem e o destino do dinheiro.
Além disso, um casal foi abordado na agência do Banco do Brasil do Renascença, logo após realizar o saque de R$ 45 mil na agência do Calhau. Assim como o primeiro suspeito, o casal também apresentou informações inconsistentes.
As três pessoas foram conduzidas à Superintendência da Polícia Federal, sob suspeita de participação em um esquema de saques ilegais para compra de votos.
Já no dia 2, policiais federais apreenderam mais de R$ 787 mil em espécie, encontrados com duas pessoas nas proximidades de uma agência do Banco do Brasil, em São Luís. O dinheiro estava distribuído em duas mochilas, e os suspeitos não conseguiram justificar sua origem ou destino.
Ainda de acordo com a PF, os homens foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal, onde foram ouvidos e depois liberados. Após a oitiva, a autoridade policial determinou a apreensão do dinheiro e dos celulares dos envolvidos.
Além disso, um procedimento foi instaurado para aprofundar as investigações, com suspeitas de que os valores estejam relacionados a crimes de lavagem de dinheiro e caixa dois eleitoral, bem como falsidade ideológica eleitoral.
A Polícia Federal afirmou que todos os valores foram apreendidos por haver indícios de origem ilícita e as investigações continuam com o objetivo de desarticular o esquema criminoso de lavagem de dinheiro e caixa dois eleitoral.
Sábado (5)
Polícia Federal
Divulgação/Polícia Federal
Uma operação da Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil do Maranhão, prendeu em flagrante, um candidato a vereador do município de Mata Roma que estaria comprando votos. O nome do candidato, porém, não foi informado.
Segundo a PF, a prisão aconteceu na última sexta-feira (4), quando os policiais encontraram, junto com o candidato, 36 envelopes contendo valores entre R$ 150 e R$ 400, totalizando R$ 8.550.
Ainda de acordo com a polícia, dentro dos envelopes também havia anotações com os nomes das pessoas que receberam ou ainda receberiam os valores, além da quantidade de votos que cada um desses eleitores representava.
Após ser preso em flagrante, o candidato foi conduzido para a Polícia Federal e liberado após o pagamento de fiança. Além do crime de corrupção eleitoral, ele poderá responder por captação ilícita de sufrágio, o que pode impedir sua posse no caso de eventual eleição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.