Viver com um gato faz bem para a saúde, apontam estudos

Que um animal de estimação faz bem para nós, não é segredo nenhum. Mas você sabia que existem estudos que revelam que viver com um gato pode fazer bem para a sua saúde?

existem estudos que revelam que ter um gato pode fazer bem para a sua saúde – Foto: Internet/Reprodução ND

Ter um gato é bom para a saúde?

Se você é mãe ou pai de gato, provavelmente não precisa de pesquisas para afirmar o valor dos queridos animais de estimação em sua vida.

Gatos podem fazer bem para a saúde mental. – Foto: Freepik/Reprodução ND

Ainda assim, é gratificante encontrar comprovações científicas que relacionem o animal ao bem-estar.

Gatos melhoram a saúde mental

Uma pesquisa feita pela Mensal Healthy Minds em 2023 com 2.200 adultos, 86% das pessoas entrevistadas disseram que seus gatos de estimação têm um impacto positivo para a sua saúde mental.

Ter felinos pode diminuir o estresse da rotina – Foto: Freepik/Reprodução ND

A mesma pesquisa também constatou que 69% dos donos de gato disseram que seus animais de estimação ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

Ajudam na saúde do coração

Ter um felino pode ser benéfico não apenas para o seu bem-estar emocional, mas também para a saúde do coração.

Ter um felino pode ser benéfico para a saúde cardiovascular. – Foto: Internet/Reprodução ND

Estudos mostram que donos desses animais têm um menor risco de morte por causas naturais, especialmente em relação a doenças cardíacas.

Segundo especialistas, seus donos também apresentam níveis mais baixos de colesterol e triglicerídeos, além de menor pressão arterial.

Promovem a atividade física e saídas ao ar livre

Embora os felinos sejam conhecidos por sua natureza mais independente, brincar com eles pode incentivar você a se movimentar mais e a passar tempo ao ar livre.

Esses pets estimulam a atividade física em seus donos. – Foto: Internet/Reprodução ND

Esses animais adoram interações lúdicas, como caçar brinquedos ou correr atrás de bolinhas, o que estimula a atividade física em seus donos.

Além disso, aproveitar o sol durante as brincadeiras ajuda a garantir que você obtenha sua dose de vitamina D, essencial para a saúde geral.

Combate à solidão

Durante períodos de isolamento, como a pandemia da COVID-19, muitas pessoas relataram que seus bichos proporcionaram conforto e ajudaram a reduzir a solidão.

Esses animais são muito companheiros podem ser carinhosos, promovendo uma sensação de conexão e pertencimento.

Ter esse pet em casa também pode facilitar interações sociais, seja com vizinhos ou outros amantes de pets, ajudando a criar círculos sociais benéficos para a saúde emocional.

Reduzem o estresse

Passar tempo com um animal de estimação pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Com a baixa do cortisol, ficamos mais relaxados e calmos.

Passar tempo com um animal de estimação pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. – Foto: Internet/Reprodução ND

Então, momentos simples de carinho ou apenas fazendo companhia para seu bichinho pode ser terapêutico, ajudando a aliviar o estresse da rotina.

Desaceleram e te fazem viver o momento presente

Gatos são mestres em viver no presente, esse hábito pode te influenciar a fazer o mesmo. Observar um felino explorando ou se divertindo é uma excelente oportunidade para praticar viver no presente.

Esses pets ajudam seus donos a viverem o presente – Foto: Internet/Reprodução ND

Aprender com a maneira como se concentram em pequenas coisas pode ajudar a melhorar sua saúde mental e emocional, promovendo a meditação e hábitos saudáveis.

Com todas essas razões, é fácil entender por que ter um gatinho pode trazer tantos benefícios. Mesmo que você não tenha um na sua casa, interagir com esse animal também pode proporcionar vantagens.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.