‘Decidi tirar o título e votar por influência do meu avô’, diz jovem eleitora de 16 anos de Araraquara


Avô de 74 anos incentiva neta a votar pela primeira vez. Ela montou um projeto sobre a conscientização do voto entre os estudantes do ensino médio. Família politizada: Olivia dos Santos com seu avô Francisco Salvador que a influenciou a tirar o título em Araraquara
Arquivo pessoal
Uma família de Araraquara (SP) está comprometida com as eleições municipais deste ano. O jornalista aposentado Francisco Luiz Salvador, de 74 anos, é o responsável por influenciar a neta Olivia Tulani Salvador dos Santos, de 16, a tirar o título e votar pela primeira vez no dia 6 de outubro.
“Eu decidi votar por influência do meu avô, porém, reconheço que o voto é um dos direitos que temos para participar da democracia do nosso país”, disse Olivia.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A Constituição Federal estabelece o voto facultativo a partir dos 70 anos, o mesmo vale para pessoas de 16 e 17 anos. Ou seja, mesmo não sendo obrigados a votar, neta e avô fazem questão de comparecer nas urnas.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
TEMPO REAL: acompanhe a apuração dos votos em São Carlos, Araraquara, Rio Claro e 39 cidades da região
JOGO ELEITORAL: descubra com qual candidato de São Carlos você mais se identifica
QUEM EU ESCOLHO?: veja o perfil dos candidatos a prefeito e vereador
Despertar político
A estudante eleitora comentou que aos poucos vem se interessando mais por política e absorvendo conteúdos pelas redes sociais. Ela, inclusive, decidiu fazer um projeto sobre a importância do voto com amigas da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Anna de Oliveira Ferraz de Araraquara.
“Não tenho nenhum amigo da minha idade que também vai votar. Acredito que há uma parcela muito pequena de jovens que realmente se interessa por política. Pensando nisso, eu comecei a fazer um projeto sobre a importância do voto e da democracia no nosso país chamado Partido da Justiça Social”, contou.
A jovem disse que ideia é apresentar o projeto para estudantes do 2º ano do ensino médio da Etec informando as funções dos cargos políticos, história da democracia, além de conscientizar sobre a importância do voto.
O avô é puro orgulho da neta e está contente com o despertar político de Olivia. Francisco é muito preocupado com o estado de direito no país e, por isso, incentiva a participação da família nas eleições.
“Incentivo muito minhas filhas, netos e netas a buscarem através do voto a consolidação da democracia brasileira, para que no futuro o ser humano possa vivenciar o verdadeiro estado de direito no país, desde o direito individual para em conjunto formarmos o direito de todos”, comentou.
Reveja vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.