Ruas de Manaus amanhecem sujas de ‘santinhos’ com candidatos


Legislação eleitoral proíbe a prática de espalhar santinhos e também outros materiais impressos na véspera e no dia da votação. O primeiro turno das eleições 2024 ocorre neste domingo (6). Santinhos espalhados pelo maior local de votação do Amazonas.
Daniela Branches
Diferentes ruas de Manaus amanheceram sujas de “santinhos” de candidatos as eleições municipais 2024. A prática é considerada propaganda irregular, além de crime de “boca de urna”.
O primeiro turno das eleições ocorre neste domingo (6) em todo país. Na maior parte do Amazonas, incluindo Manaus, a votação teve início às 7h e será encerrada às 16h. Já em 11 cidades do interior, devido o fuso horário, a votação será das 6h às 15h.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Em Manaus, sujeira foi vista próximo ao maior local de votação do Amazonas, a Escola Estadual José Lindoso, conhecida como “Quarentão”, localizada na Zona Norte. Alguns eleitores chegaram cedo para votar no colégio e já era possível ver várias propagandas jogadas pelo chão.
No bairro Compensa, na Zona Oeste da capital, também havia “santinhos” espalhados por diversas ruas da região. O material de campanha foi visto ainda derramado ao longo da Avenida Desembargador João Machado, no bairro Alvorada.
Ruas de Manaus amanhecem sujas de ‘santinhos’ com candidatos
Reprodução
Derramamento de “santinhos”
O derramamento de “santinhos” é considerado um meio de beneficiar candidatos e partidos, já que a intenção é tentar persuadir os indecisos. A prática é usada nos momentos próximos ao pleito, em locais de votação e em ruas próximas. Acontece, por exemplo, na véspera do pleito, na madrugada do primeiro turno e no horário em que as seções eleitorais começam a funcionar.
A pena é detenção de seis meses a um ano, com a possibilidade de aplicação de pena alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, além de multa.
A prática também configura propaganda irregular, que pode levar ao pagamento de um tipo específico de multa, de R$ 2 mil a 8 mil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.