Cuidar de gatos idosos: erros comuns que você deve evitar

Todo animal de estimação precisa de cuidados especiais e, principalmente, quando chegam na fase idosa. As necessidades podem mudar ao longo dos anos. Por isso, aprenda como cuidar de gatos idosos.

Escovar os felinos aparece entre as dicas de como cuidar de gatos idosos

Gatos precisam de cuidados especiais na velhice. – Foto: Internet/Reprodução ND

Gatos idosos: como saber se o felino se tornou um velinho?

De acordo com a Associação Americana de Praticantes Felinos, os gatos podem ser considerados idosos após completarem 10 anos de idade.

Muitos veterinários podem começar a tratá-los como idosos a partir dos 7 anos. Alguns sinais de que seu felino esteja na fase de envelhecimento podem incluir:

  • Perda ou ganho de peso
  • Dificuldade em pular, mobilidade reduzida
  • Dificuldade para comer
  • Visão diminuída, especialmente durante à noite
  • Audição diminuída
  • Dormir mais e ser menos ativo
  • Diminuição da higiene
  • Sinais de confusão, como andar pela casa sem rumo
  • Ele se esconde com mais frequência

Esses são alguns sinais, lembrando que é sempre recomendado levar seu animal de estimação para exames de rotina, assim que suspeitar de qualquer problema na saúde ou no comportamento do animal.

Erros mais comuns com gatos idosos

Muitos donos não fazem por mal, mas não percebem que estão prejudicando seu gato idoso ao não tomar os cuidados necessários com o felino.

Não levar o pet no veterinário

Um dos erros mais comuns com animais idosos é esquecer de levá-los ao veterinário.

A imagem mostra um gato listrado sendo consultado por um veterinário.

Embora ainda pareçam jovens e continuem brincalhões, há um risco aumentado de desenvolvimento de problemas relacionados à idade. – Foto: Internet/Reprodução ND

Embora ainda pareçam jovens e continuem brincalhões, há um risco aumentado de desenvolvimento de problemas de saúde relacionados à idade, como diabetes, doenças renais, hipertensão, hipertireoidismo e câncer.

Por isso, check-ups semestrais são os mais recomendados, e os exames geralmente devem incluir exames de sangue e raios-X.

Não fornecer acesso facilitado às necessidades básicas

Conforme os gatos envelhecem, eles ficam mais propensos a ter doenças como artrite e podem ter menos controle sobre seus intestinos e bexiga.

Por isso, é preciso instalar caixas de areia em todos os andares para torná-las fáceis de alcançar. Além disso, alguns gatos mais velhos podem subir em uma caixa de areia normal para urinar, mas não para defecar. Como solução para esse problema, use uma caixa de areia com laterais baixas.

Não cuidar com a alimentação

Água fresca e boa comida são vitais para gatos de qualquer idade, mas podem ser particularmente importantes para gatos mais velhos.

Seu veterinário pode oferecer conselhos sobre como escolher uma dieta que forneça nutrição apropriada e a quantidade certa de calorias para seu bichano idoso.

Não ajudar na locomoção

Se ele não puder mais pular em seus lugares preferidos, crie degraus de caixa, rampas ou compre escadas para animais de estimação que permitam que ele alcance com segurança seu local especial sozinho.

A imagem mostra um gato cinza em uma escada e outrolaranja em um sofá.

Gatos idosos podem precisar de ajuda na locomoção. – Foto: Internet/Reprodução ND

Isso também se aplica caso ele queira alcançar uma cadeira ou sofá que costumava tirar seus cochilos. O ideal é fornecer uma base firme, como cobrir os degraus ou uma rampa com carpete, para evitar que ele escorregue e se machuque.

Não escovar o pelo

Quando ficam mais velhos eles podem precisar de ajuda caso sua autolimpeza começar a diminuir.

A imagem mostra uma mão penteando um gato do tipo escaminha.

É muito importante ajudar seu gato idoso com a higiene. – Foto: Internet/Reprodução ND

Então, escovar ou pentear suavemente remove os pelos soltos e estimula a circulação e as secreções das glândulas sebáceas, devolvendo o brilho ao pelo.

Deixar o animal no escuro

Luzes noturnas podem ajudar os felinos que já tem a visão prejudicada pela velhice a não se perderem na escuridão durante à noite.

A imagem mostra um gato listrado no escuro.

Gatos idosos podem precisar de mais luz para enchergarem. – Foto: Internet/Reprodução ND

Caso sua visão já esteja muito prejudicada, tente não modificar tanto o ambiente, como caixas de areia e móveis, para evitar desorientá-lo ou assustá-lo.

Não ter uma rotina

Gatos mais velhos apreciam dias previsíveis mais do que gatos mais jovens. “Assim como nos fixamos em nossos hábitos à medida que envelhecemos, os gatos também”, diz o Dr. Goldstein, do Centro de saúde felina Cornell.

Alguns gatos podem precisar de mais apoio emocional à medida que envelhecem e outros podem preferir ficar sozinhos.

Eles podem se tornar mais dependentes de relacionamentos e exigir mais atenção. Pode ser mais difícil para eles lidar com mudanças.

Por fim, felinos idosos gostam de passar tempo com seus familiares humanos, então é importante dar a eles o cuidado extra e muito amor durante suas vidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.