Não vai poder votar no domingo? Saiba como justificar voto pelo celular

Se você não puder ir votar neste domingo (6), não tem porque se preocupar. A Justiça Eleitoral disponibiliza maneiras simples de justificar a ausência diretamente pelo celular. Você pode regularizar sua situação no próprio dia da eleição através do aplicativo e-Título, que está disponível para dispositivos Android e iOS.

Justificativa de voto deve ser feita pelo aplicativo e-Título

Justificativas de ausência nas Eleições podem ser feitas pelo aplicativo e-Título – Foto: TSE/Reprodução/ND

Como justificar o voto pelo celular

O e-Título, aplicativo oficial da Justiça Eleitoral, permite que você justifique seu voto de forma rápida e segura. Basta seguir esse passo a passo:

  • Baixe o e-Título até este sábado (5);
  • No domingo, das 8h às 17h, eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral podem justificar a ausência. O aplicativo utiliza a localização do celular para verificar que você está fora da sua cidade de votação. Não é necessário enviar documentos.

Eleitores podem justificar a ausência das 8h às 17h no domingo de eleição – Foto: Reprodução/ND

Justificativa após a eleição

Caso você não consiga justificar sua ausência no dia da votação, ainda terá um prazo de até 60 dias após o pleito para regularizar a situação.

Nessa fase, além do e-Título, você pode acessar o Sistema Justifica pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para justificar, será necessário anexar documentos que comprovem o motivo da sua ausência, como atestados médicos ou declarações de trabalho.

Consequências de não justificar o voto

Se você não justificar sua ausência dentro do prazo de 60 dias, poderá ser penalizado com uma multa que varia de R$ 3,51 a R$ 35,10 por turno de eleição.

O não pagamento pode resultar em restrições, como impedimentos para obter passaporte, participar de concursos públicos ou renovar a matrícula em instituições de ensino superior.

No site do TSE é possível realizar pagamentos das multas eleitorais via PIX, boleto e cartão de crédito – Foto: TSE/Reprodução/ND

Além disso, eleitores que acumularem três ausências consecutivas sem justificativa ou sem o pagamento das multas poderão ter seu título de eleitor cancelado, o que pode acarretar em outras complicações, como restrições para assumir cargos públicos e participar de atividades que exigem regularidade eleitoral.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.