Portela comemora um século de história

A Portela nasceu como um pequeno bloco, quase rural. E, ao longo destes cem anos, conseguiu se transformar no que é hoje: a majestade do samba, a maior campeã do carnaval. Portela completa 100 anos de história
Um dos maiores símbolos do carnaval brasileiro está comemorando um século de história.
O que um menino traz nos pés é uma história que nesta terça (11) completa 100 anos. Um enredo que começou a ser escrito no dia 11 de abril de 1923 por Paulo da Portela, Antonio Rufino e Antonio Caetano.
“Trouxeram todo o axé. E hoje a existência e tudo o que gente tem para mostrar, vem justamente deles três”, resume o intérprete Gilsinho.
Claro que no começo não tinha quadra, não tinha estrutura e mal tinha gente. A Portela nasceu como um pequeno bloco, quase rural. E, ao longo destes cem anos, conseguiu se transformar no que é hoje: a majestade do samba, a maior campeã do carnaval.
Lugar onde o povo negro de uma cidade marcada pela escravidão encontrou abrigo, força e direção.
“A Portela já trazendo esse histórico de grandes compositores, grandes artistas, grandes nomes de artistas negros que cresceram na música, na arte… A Portela influenciou o engrandecimento da cultura negra, do negro enquanto artista”, diz Nilse Fran, coordenadora da Ala de Passistas da Portela.
Na manhã desta terça-feira (11), a escola, cujo símbolo é uma águia, amanheceu o dia pertinho do céu. Aos pés do Cristo Redentor, integrantes, diretoria e a Velha Guarda participaram de uma missa especial que foi celebrada, inclusive, por um padre portelense.
“O padre na sua vida pessoal também é portelense desde pequeno. Então, é uma honra estar nesse lugar , onde o Cristo Redentor é um ícone para nós, que somos cariocas e também para o mundo inteiro”, afirma o padre Marcelo Freitas.
A turista da Holanda aprendeu o nome: “Portela”. O casal de São Paulo tomou um susto. Mas um susto bom. “A gente não fazia ideia, mas foi muito legal”, diz o homem.
Na mesma moldura do Cristo, cartão postal da cidade, a Portela, aniversariante do dia, riqueza cultural do Brasil.
Leia também:
‘Um rio que passou’: nos 100 anos da Portela, integrantes da escola contam o que mais marcou seus corações
‘Um Defeito de Cor’, da romancista Ana Maria Gonçalves, é o enredo da Portela para o Carnaval 2024
Resultado do carnaval 2023: No desfile do centenário, Portela tem a pior colocação em 18 anos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.