Baixada em Pauta #128: Taxas e relações trabalhistas dificultam cruzeiros o ano inteiro no país, diz presidente da Clia Brasil


Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), foi o convidado do podcast Baixada em Pauta e apontou o que falta para o país ter navios durante os 12 meses. Disse, ainda, que mantém boas conversas com o Governo Federal, que os municípios estão se aperfeiçoando para receber turistas, e que a previsão para o setor é promissora. Podcast: Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Videocast: Agora também é possível assistir o bate-papo pelo g1 e pela página no Facebook do g1 Santos.
Baixada em Pauta: Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, é o convidado da semana
A temporada de cruzeiros 2022/23 terminou com o melhor resultado dos últimos 10 anos. E, para a próxima, a expectativa é de crescimento de 6% nas viagens, já que terá 8 meses de duração. Apesar do cenário promissor, o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) entende que o país está longe de explorar todo o potencial do segmento.
Convidado do Baixada em Pauta desta semana, Marco Ferraz enalteceu os números obtidos, como as 750 mil cabines ofertadas a turistas e os R$ 3,6 bilhões movimentados – destes R$ 400 milhões em Santos. Entretanto, entende que a temporada pode ser mantida o ano inteiro.
“A Austrália está no nosso hemisfério, é um país que tem a população do Estado de São Paulo e 6% [dos habitantes de lá] fazem viagens em navios de cruzeiro [o ano inteiro]. A gente não faz nem 0,5%”.
Temporada de cruzeiros terá duração de 8 meses entre 2023/24
Arquivo/A Tribuna Jornal
Marco ressaltou, porém, que para viabilizar as viagens ininterruptas alguns pontos precisam ser ajustados, como a redução de taxas aplicadas às companhias, e a regulação das leis de trabalho junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O presidente da Clia Brasil ressaltou que tem tido boas conversas com o Governo Federal, que tem nomes da região em postos estratégicos, como o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, e o secretário nacional dos Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, e, portanto, não descartou novidades para o setor.
Marco falou ainda sobre os atrativos de Santos para os turistas, o que deve melhorar, como uma transferência de área de embarque e desembarque para o Valongo, e a oferta de gás natural para abastecer os navios na região.
Você confere esse bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. É só curtir e nos seguir!
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, foi o convidado da semana no Baixada em Pauta
g1 Santos
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.