Após se reinventar na pandemia, brasileiro fica entre os 10 melhores em mundial de pizza


Carlos Gomes administrava um bar que foi aberto pela avó dele, em 1945. em Itapetininga (SP). Durante a pandemia, ele precisou encontrar novas formas de manter o negócio em funcionamento. Empresário de Itapetininga (SP) fica entre os dez melhores em Campeonato Mundial de Pizza
Carlos Eduardo Gomes/ Arquivo Pessoal
Ingredientes de qualidade, muita habilidade e uma pitada de superação levaram um empresário de Itapetininga, no interior de São Paulo, a ficar entre os dez melhores colocados em um campeonato mundial de pizza, em Parma, na Itália.
Considerado o maior no setor de massas, o campeonato reuniu 800 profissionais de 45 nacionalidades diferentes entre os dias 18 e 20 de abril deste ano. Apenas na categoria disputada por Carlos Eduardo Gomes, Pizza Napoletana STG, havia mais de 70 competidores.
LEIA TAMBÉM
Após mundial na Itália, pizza de mortadela com geleia de laranja criada por brasileiro conquista pódio em torneio de Las Vegas
Nutricionista fala sobre benefícios da fermentação natural para uma alimentação mais saudável
Ao g1, o empresário afirmou que o sabor de conquistar a 10ª colocação foi ainda melhor ao participar de uma categoria os italianos predominam.
“É mais complexo do que ter a liberdade de inovar na massa e cobertura. A Napoletana STG tem todo um regulamento que diz a quantidade exata de ingredientes, tempo de fermentação e temperatura do forno. Isso acaba sendo muito significativo pros brasileiros, já que a Napolitana é dominada pelos italianos”, lembrou o pizzaiolo, também conhecido como Cacá.
Ainda segundo Carlos, a colocação simboliza a persistência dos brasileiros, que sempre se reinventam nos momentos de dificuldades.
Até março de 2020, o empresário administrava um bar que foi aberto pela avó dele, em 1945. Com um estabelecimento tão tradicional em mãos, na pandemia, o empresário precisou encontrar novas formas de manter o negócio.
Antes e depois de pizzaria que era um bar antes da pandemia
Carlos Eduardo/Arquivo Pessoal
Carlos teve a ideia de montar um forno de pizza na cozinha do bar e “colocar a mão na massa”. Desde então, ele tem feito uma série de cursos e passou a vender pizzas no sistema delivery.
“Ter esse resultado é uma conquista enorme para alguém que não sabia nada sobre pizza. Sou grato demais pelas pessoas que me apoiaram nessa trajetória. Minha mãe, que viu de perto tudo, tá ainda mais feliz”, afirmou.
Campeonato Nacional
Foi com uma pizza diferenciada que Carlos ficou em 3º lugar na etapa brasileira do campeonato, na categoria “Pizza Clássica Italiana”. Com isso, o “novato” garantiu uma vaga no mundial.
Para participar da etapa brasileira do “Campionato Mondiale della Pizza”, Carlos criou uma receita diferente: pizza com mozzarella de búfala, molho de tomate, pancetta defumada e geleia de pimenta, que ele mesmo faz.
Empresário de Itapetininga (SP) cria pizza com receita diferente que ficou entre as três melhores do Brasil
Carlos Eduardo/Arquivo Pessoal
“Eu inventei uma coisa nova, fiz vários testes para ver se combinava. Essa receita eu faço colocando a pizza no forno só com o queijo e o molho e, depois de pronta, coloco a geleia e a pancetta”, explica o pizzaiolo.
Carlos contou que precisou levar a massa já fermentada de Itapetininga para a Feira de Panificação (Fipam) na capital paulista, onde o campeonato foi realizado. Lá, o pizzaiolo montou a pizza na hora e a apresentou para o grupo de jurados.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.