Você viu no g1? CPI dos atos golpistas, crise na Hurb, ‘live shopping’ e prêmio Camões


Resumo de notícias da semana de 24 a 28 de abril de 2023. Olá, bom dia! ☀️
A CPI dos atos golpistas. O prefeito que se casou com uma adolescente e depois nomeou a sogra secretária de Cultura. A crise na Hurb. As estratégias do ‘live shopping’. E o prêmio Camões a Chico Buarque.
CPI dos atos golpistas
Governo manobra para ganhar mais uma vaga na CPI dos Atos Golpistas
A CPI dos atos golpistas foi oficialmente criada na última quarta. Antes de o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fazer a leitura do ato oficial instituindo a criação da CPI, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, anunciou que a Rede, partido dele, mudaria de bloco partidário.
A mudança alterou a divisão de vagas na CPI no Senado e, com a manobra política, o governo Lula ganhou um posto, e a oposição perdeu um. Entenda aqui.
O colegiado do Congresso, proposto por parlamentares de oposição, será formado por 16 deputados e 16 senadores titulares e terá duração de até seis meses.
Em seu blog no g1, Valdo Cruz informou que parte da oposição já se arrepende de ter defendido a criação da comissão. Ainda de acordo com a apuração de Valdo, o ex-presidente Jair Bolsonaro teme ser um dos principais alvos da CPI, o que o fez pedir a escalação de seus filhos para a comissão – o deputado Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro.
📚 Para ficar por dentro do assunto:
Como vai funcionar a CPI dos atos golpistas? Veja perguntas e respostas sobre o colegiado
Andréia Sadi: tropa bolsonarista para CPI dos atos golpistas tem filho de Bolsonaro, ex-ministro e ex-Abin
Julia Duailibi: governo não queria a CPI dos atos golpistas de 8 de janeiro, mas agora vai tentar ‘minimizar os estragos’
Casamento com adolescente
O Brasil tem, em média, oito casamentos por dia envolvendo menores de idade. As uniões são registradas em cartórios e estabelecidas dentro da lei. Os dados são referentes aos três primeiros meses de 2023 e foram informados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
Desde 2019, o Brasil permite o casamento de menores de 18 anos única e exclusivamente a partir da chamada “idade núbil”, ou seja, quando adolescentes completam 16 anos. Para a formalização, entretanto, é necessária a autorização legal dos pais ou responsáveis pelo menor, de acordo com o Código Civil.
Uniões envolvendo menores de idade voltaram a ser pauta nesta semana depois que o prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, se casou com uma adolescente de 16 anos no início de abril. Eles realizaram a cerimônia quatro dias após a jovem completar a idade legal mínima para o matrimônio.
Hissam está no segundo mandato como prefeito
Reprodução/Prefeitura de Araucária
Ele também chegou a nomear a sogra, Marilene Rôde, como secretária municipal de Cultura e Turismo do município, dois dias antes do casamento. Apesar disso, decidiu exonerar Marilene depois que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) abriu uma investigação por suspeita de nepotismo.
➡️ Hissam Hussein Dehaini: prefeito casado com adolescente é milionário e já foi preso por suspeita de ligação com tráfico
Crise na Hurb
Mais uma semana conturbada para a agência de viagens online Hurb, antigo Hotel Urbano. A empresa enfrenta uma crise sem precedentes, e tudo começou quando hotéis e pousadas suspenderam reservas feitas pela plataforma após atrasos ou falta de pagamentos.
As redes sociais foram inundadas de reclamações de clientes que não conseguiram atendimento, tiveram seus pacotes cancelados ou estavam aflitas com a possibilidade em terem problemas com suas viagens nos próximos meses.
João Ricardo Mendes, fundador da Hurb
Divulgação/Hurb
João Ricardo Mendes, CEO e fundador da Hurb (imagem acima), se viu obrigado a renunciar ao cargo no início da semana. O anúncio foi feito após a divulgação de vídeos do empresário ameaçando e expondo dados de clientes. Assista aqui.
Ontem, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) abriu um procedimento administrativo contra a Hurb e deu 48 horas para a empresa comprovar condições financeiras para honrar as vendas de pacotes de viagens para clientes.
👎 O Hurb é classificado como “ruim” pelo site Reclame Aqui. A empresa recebeu 29 mil reclamações nos últimos seis meses e é avaliada com nota 5,8.
O g1 conversou com alguns donos de estabelecimentos e clientes prejudicados pelos atrasos nos pagamentos. 🗣️ Leia aqui os relatos.
❗ Hurb: teve problema com reserva? Veja como se proteger e quais passos seguir
‘Live shopping’
Live shopping: o que é e por que faz tanto sucesso
A influenciadora Virgínia Fonseca promoveu um “live shopping” para vender produtos da sua marca de cosméticos no último dia 16. Com esse evento, ela disse ter faturado mais de R$ 22 milhões em apenas 13 horas.
Na tradução, “live shopping” significa “compras ao vivo”. Uma reportagem do g1 explica o que é o método que está cada vez mais sendo adotado por empreendedores. Na prática, nada mais é do que fazer transmissões ao vivo nas redes sociais e, por ali, alavancar as vendas de produtos.
🛍️ Leia aqui 6 pontos que um empreendedor precisa saber antes de apostar no “live shopping”.
Prêmio Camões
Compositor e escritor Chico Buarque recebe Prêmio Camões em Portugal
REUTERS/Rodrigo Antunes
Com quatro anos de atraso, o cantor, compositor e escritor Chico Buarque recebeu o prêmio Camões, o mais importante da literatura portuguesa.
A demora se deu diante da recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro em assinar a documentação necessária para que o artista recebesse o diploma.
A cerimônia aconteceu na última segunda e contou com as presenças de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, e Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal.
“Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio Camões, deixando espaço para a assinatura do nosso presidente Lula”, afirmou o artista. Assista ao vídeo.
📖 O prêmio
O prêmio Camões é uma parceria entre os governos de Portugal e do Brasil, criado em 1988. Entre os brasileiros que já foram laureados, estão Raduan Nassar (2016), Ferreira Gullar (2010), Lygia Fagundes Telles (2005) e Jorge Amado (1994).
O escritor homenageado recebe 100 mil euros (R$ 555 mil), sendo metade desse valor subsidiado pela Fundação Biblioteca Nacional, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, e a outra metade é paga pelo governo português. Saiba mais aqui.
também teve isto 👀
Fora do ar: Telegram fica indisponível no Brasil após não entregar à PF dados de participantes de grupos sob investigação
Caso Cuca: da investigação e condenação nos anos 80 ao pedido de demissão no Corinthians
Edifício Leme: desabamento em prédio irregular em Olinda deixa mortos e desaparecidos
‘Faroeste’ no Rio: imagens relevam tiroteio e pancadaria em bar com o envolvimento de agentes de segurança armados
Dia da Educação: veja iniciativas que mudaram a vida de jovens brasileiros
Combate à Covid: governo amplia vacinação reforço para todos acima de 18 anos
Chove ou faz sol? Veja a previsão do tempo no feriadão de 1º de maio
Hotéis dos milionários: veja imagens dos lugares onde os ultrarricos se hospedam

Adicionar aos favoritos o Link permanente.