Começam as bodas de ouro da Feira do Livro de Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Pelos próximos 16 dias, Santa Maria vai fazer jus ao termo Cidade Cultura. Afinal, a Praça Saldanha Marinho vai ser o grande palco da segunda maior feira do livro a céu aberto da América Latina. Além da estrela da festa, o livro, é claro, muita música, dança, teatro e intervenções culturais fazem parte da extensa programação da 50º Feira do Livro de Santa Maria, que segue até o dia 13 de maio.

Quem dá o pontapé nas comemorações de meio século da festa nesta sexta-feira (28) é a Cia Retalhos de Teatro, com a apresentação do espetáculo A Caligrafia da Dona Sofia, às 14h30min, no Theatro Treze de Maio. O palco centenário, inclusive, também receberá grande parte da programação. A peça é baseada no livro do pernambucano André Neves e tem direção de Julio César Aranda. No elenco, Rafaela Drey Costa, Helquer Paez, Rafael Jacinto, Juliet Castaldello e Fernanda Kühleis.

Para Helquer Paez, é uma felicidade participar de mais uma edição da Feira do Livro de Santa Maria, ainda mais com um espetáculo tem tudo a ver com o evento. Ele interpreta o carismático carteiro Ananias, que, junto com as fadas Léa, Lia e Cléa, entrega poesias escritas pela professora aposentada Dona Sofia para o vilarejo.

– É uma responsabilidade e tanto. Afinal, é um texto que fala de poesia pura. Ano passado, nós apresentamos a peça e o próprio autor André Neves assistiu e gostou bastante. Este espetáculo nos trouxe vários prêmios nacionais e internacionais em festivais de teatro, inclusive de melhor espetáculo e melhor ator para mim. A importância de ter Feira do Livro na cidade é cultural, tem muita troca de conhecimentos e literaturas – avalia Helquer.

Cerimônia

A primeira tarde de Feira segue com intervenções ao longo do dia: as poéticas, da Cia. Armazém, e teatrais, com personagens do Teatro Por Que Não? O primeiro lançamento da 50º Feira do Livro será a Revista do Centenário da Gráfica Palotti e Revista Rainha, do grupo Palotti, que preparou um belo espaço para receber os lançamentos e sessões de autógrafos das 210 obras que serão lançadas na feira.

Às 18h, ocorre a abertura oficial, também no Theatro Treze de Maio, com autoridades e homenagens aos patronos e retrospectiva das 50 edições da festa literária, em vídeo.

– Tem esse momento protocolar, no Theatro, com convidados, para que façamos a abertura oficial do evento com a importante frase: “Está aberta a quinquagésima Feira do Livro de Santa Maria”. Eu digo atodos para irem até a Praça Saldanha Marinho que vão ter várias surpresas – convida a secretária de Cultura Rose Carneiro.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

  • O quê – espetáculo A Caligrafia da Dona Sofia – Cia Retalhos
    Onde– Theatro Treze de Maio
    Quando– 14h30min
  • O quê– Intervenções Poéticas – Cia Armazém
    Onde– Praça Saldanha Marinho
    Quando– 16h
  • O quê– intervenção com personagens de O Circo do Mundinho Feliz – Grupo Teatro Por Que Não?
    Onde– Praça Saldanha Marinho
    Quando– 17h30min
  • O quê– Abertura oficial da Feira– homenagens aos patronos e retrospectiva das 50 edições da Feira do Livro
    Onde– Theatro Treze de Maio
    Quando– 18h
LANÇAMENTOS
  • O quê– Revista do Centenário da Gráfica Palotti e Revista Rainha – Gráfica Palotti
  • Onde– Praça Saldanha Marinho
  • Quando– 17h

O post Começam as bodas de ouro da Feira do Livro de Santa Maria apareceu primeiro em Diário de Santa Maria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.