14º salário do INSS: A verdade sobre quem tem direito e o que fazer se não receber

O benefício do INSS é um dos benefícios mais esperados por milhões de brasileiros

Abono extra para aposentados e pensionistas do INSS, o 14° salário está em tramitação no Congresso Nacional desde 2020. O projeto de lei do benefício foi apresentado com o objetivo de melhorar a situação financeira e economia do Brasil, por conta dos prejuízos ocasionados pela pandemia.

A quantia paga no 14º salário do INSS é de um salário mínimo aos que recebem o mesmo valor como benefício. Porém, aqueles que ganham acima disso terão um acréscimo proporcional que pode chegar a dois salários, segundo o teto previdenciário.

É válido destacar que, todos os beneficiários do INSS possuem direito ao décimo quarto salário do INSS. Assim, os aposentados, pensionistas e beneficiários que recebem o auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, auxílio-creche e auxílio-reclusão, podem sacar o valor.

Por sua vez, pensionistas mensais vitalícios, beneficiários de prestação continuada, beneficiários do amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural e beneficiários do auxílio-suplementar por acidente de trabalho, não possuem direito ao dinheiro extra.

É importante destacar que, caso o beneficiário do INSS tenha direito ao dinheiro e ainda não recebeu o 14º salário, o que ele pode fazer é aguardar que o PL seja sancionado, já que o projeto inda encontra-se na Câmara dos Deputados e sem atualizações desde 2022.

14° SALÁRIO INSS SERÁ PAGO EM 2023?

Não se sabe se o 14º salário do INSS vai ser pago em 2023, já que ele deveria ter sido liberado em dezembro de 2020 e pago em duas parcelas. Entretanto, as datas só serão divulgadas após a sanção do Presidente da República.

Notícia do 14° salário é dada aos brasileiros (Foto: Reprodução/Internet)
Notícia do 14° salário é dada aos brasileiros (Foto: Reprodução/Internet)

The post 14º salário do INSS: A verdade sobre quem tem direito e o que fazer se não receber appeared first on TV Foco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.