Ricardo Cavaliere é o mais novo imortal da ABL

Seis candidatos concorriam à vaga. Filólogo e escritor venceu com grande maioria dos votos: foram 35 contra 2 para o cartunista Maurício de Souza – e um voto em branco. Filólogo e escritor Ricardo Cavaliere é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras
O filólogo e escritor Ricardo Cavaliere é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras.
São tempos modernos na tradicional Academia Brasileira de Letras. Pela segunda vez, a eleição de um novo membro acontece por meio do voto eletrônico. Seis candidatos disputavam à vaga. A cadeira de número 8 agora vai ser ocupada por Ricardo Cavalieri, escritor e filólogo, um profundo conhecedor da língua portuguesa. Foram 35 contra 2 para o cartunista Maurício de Souza – e um voto em branco.
Ricardo Cavalieri, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa, vai ocupar a cadeira que era da professora Cleonice Berardinelli, que morreu em janeiro. Ele já tem uma missão.
“A gente precisa reforçar sempre a representação dos filólogos na casa exatamente para continuar fazendo esse trabalho. E um dos projetos que a gente tem, que está em andamento, mas ainda muito incipiente, é fazer um dicionário de língua portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Para isso, o Cavalieri vai ser fundamental”, explica o presidente da Academia Brasileira De Letras, Merval Pereira.
Aos 69 anos, atualmente ele é professor aposentado da Universidade Federal Fluminense. Membro da Associação Brasileira de Linguística e autor de centenas de trabalhos acadêmicos sobre a língua portuguesa.
Em casa, o novo dono da cadeira 8 da ABL comemorou a imensa honra de se tornar imortal.
“Todos nós que temos uma trajetória de vida dedicada à pesquisa, ao ensino, dentro das letras e resulta no ingresso na Academia Brasileira de Letras, é claro que nos sentimos muito felizes, realizados e dispostos a trabalhar mais ainda dentro da nossa profissão”, afirma Cavaliere.
LEIA TAMBÉM
Mauricio de Sousa afirma estar tranquilo sobre resultado de eleição na ABL: ‘Vou continuar a ajudar a alfabetizar crianças’

Adicionar aos favoritos o Link permanente.