BRT: Corredor Campo Grande opera seis novas estações a partir desta sexta em Campinas; veja lista


Frota da linha ganhará três novos ônibus para viabilizar percurso, segundo a administração municipal. Haverá redução no intervalo entre as saídas, passando de 16 para 10 minutos. Ônibus do Corredor BRT Campo Grande, em Campinas (SP)
Prefeitura de Campinas/Divulgação
Seis estações que integram o Corredor BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) Campo Grande passam a operar a partir desta sexta-feira (28), em Campinas (SP). Segundo a prefeitura, a frota da linha ganhará três novos ônibus para viabilizar o percurso.
Os novos pontos de parada serão nas estações:
Nova Esperança
Bela Aliança
Bandeirantes
Vila Teixeira
Alberto Sarmento
Bonfim
Ainda conforme a administração municipal, a linha também terá redução no intervalo entre as saídas, passando de 16 para 10 minutos. O tempo total de viagem continua de aproximadamente 40 minutos.
As partidas do Terminal Campo Grande ocorrem entre 4h40 e 8h30, pela manhã; e entre 14h50 e 18h40, pela tarde. No Terminal Mercado, há saídas entre 5h20 e 9h10; e 15h30 e 19h20.
De acordo com a prefeitura, agentes da mobilidade urbana e uma equipe da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estarão nas estações para orientar usuários durante uma semana, principalmente em horários de pico.
Previsões
Em nota, a Prefeitura de Campinas destacou que, agora, todas as estações construídas do BRT do Corredor Campo Grande estão operacionais.
“Ainda haverá uma estação, com previsão de construção em frente a um centro comercial, entre a estação Roseira e a estação Bandeirantes, que será chamada de Estação Ipaussurama. Mas a construção depende de TAC com o empreendimento”, diz a admistração.
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Ainda segundo a prefeitura, três estações BRS (que não possuem piso rígido e são de nível de embarque baixo) entre os terminais Campo Grande e Itajaí já estão construídas e devem entrar em operação gradualmente, a partir da aquisição de nova frota de veículos.
“No Corredor Campo Grande também há dois novos viadutos em obras: um na altura da Avenida Transamazônica, na região do Jardim Garcia; e outro sobre a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). As obras não impactam na operação da linha do BRT Campo Grande”, complementa.
Obras do BRT
As obras dos corredores do sistema BRT começaram em 2017 e previsão inicial era de três anos de conclusão, sob o custo contratado de R$ 451,5 milhões. Com os atrasos ao longo do período e necessidade de mais verbas, o cronograma mudou para junho de 2022 e, depois, para 2023.
O projeto prevê 36,6 quilômetros de corredores exclusivos ao todo, divididos em quatro lotes, além de 36 estações, 18 pontes e viadutos e sete terminais. Cerca de 450 mil pessoas que dependem do transporte público serão beneficiadas, informou a prefeitura.
Ouro Verde: 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova.
Campo Grande: 17,9 km de extensão, também saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí.
Perimetral: 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.
Em março deste ano, a prefeitura publicou o aviso da licitação para contratar a empresa ou consórcio responsável por concluir os 11% do lote 4 das obras do BRT. O orçamento para esta etapa foi estimado em cerca de R$ 50 milhões.
Terminal BRT Campo Grande
Reprodução/Emdec
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