Além de remadora, outras três pessoas morreram em alto-mar no Ceará este ano


Entre os mortos, estão também pescadores, de acordo com a Capitania dos Portos do Ceará. Uma pessoa ficou ferida e sobreviveu. Familiares reconhecem corpo de remadora que desapareceu no mar em Fortaleza
Além de Vanessa Capistrano, a remadora de 40 anos que morreu afogada enquanto praticava remo em Fortaleza, outras três pessoas também perderam a vida em acidentes em alto-mar no estado. Uma pessoa ficou ferida e conseguiu sobreviver.
Os dados são da Capitania dos Portos do Ceará. Conforme o órgão, a maioria das vítimas são pescadores e todos os acidentes envolveram embarcações, como no caso de Vanessa.
LEIA TAMBÉM:
Turista do Piauí morre afogado após salvar o próprio filho na praia do Cumbuco
Turista suíço morre após se afogar na Praia do Futuro, em Fortaleza
Jovem de 19 anos morre afogado na Praia de Iracema
Alto-mar
Bombeiros fazem buscas por mulher desaparecida no mar da Praia de Iracema, em Fortaleza
Thiago Gadelha/SVM
A Capitania chama atenção para o conceito de alto mar. Há dois tipos de entendimento, o da Marinha e o do Direito Internacional.
Para o Direito Internacional, o mar alto diz respeito à porção de água que não está submetida a nenhum Estado, sendo permitido sobrevoos e navegação, pesca, instalação de cabos submarinos e oleodutos.
Já para a Marinha, o alto-mar corresponde a uma região mais afastada do litoral, onde o mar fica mais “largo” e aberto.
Acidente com canoa
Veja os cuidados para prática de esportes náuticos em Fortaleza
Vanessa Capistrano estava desaparecida desde a última segunda-feira (24), quando se afogou enquanto praticava remo no mar da capital cearense.
Na data, o Corpo de Bombeiros foi acionado por pescadores e informados sobre uma mulher à deriva na Praia de Iracema.
Os guarda-vidas encontraram no mar uma mulher nervosa em uma embarcação do tipo canoa havaiana, que informou que sua amiga virou em outra embarcação, caído no mar e submergido.
A mulher foi resgatada e trazida à costa, enquanto equipes de guarda-vidas e mergulhadores iniciaram as buscas à vítima desaparecida. As equipes contaram com a ajuda de drones e uma aeronave do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
Na manhã de quarta-feira (26), um corpo foi encontrado no Vila do Mar, em Fortaleza. Familiares confirmaram que se tratava de Vanessa.
Veja mais notícias no g1 em 1 minuto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.