VÍDEO: Golfinho encalha no Pontal de Coruripe, AL, e é devolvido ao mar por pescadores

video:-golfinho-encalha-no-pontal-de-coruripe,-al,-e-e-devolvido-ao-mar-por-pescadores


Instituto Biota orienta que seja evitada a interação com animais encalhados antes de receberem orientações de especialistas. Golfinho encalha em praia no Pontal de Coruripe, Alagoas
Um golfinho encalhou nesta quinta-feira (27) na praia do Pontal de Coruripe, no município de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas. O animal, de espécie não identificada, foi devolvido ao mar por pescadores (assista acima).
De acordo com os pescadores, o golfinho apresentava ferimentos na boca e próximo à cabeça.
Equipes do Instituto Biota, do Instituto Amigos da Natureza (INAN), da Resex Marinha da Lagoa do Jequiá e da prefeitura de Coruripe foram no local para fazer um monitoramento e verificar se o golfinho vai encalhar novamente.
Encalhe não é incomum em Alagoas
De 2009 a 2022 foram contabilizados 259 encalhes desses animais no estado, a maioria em Maceió. Só no ano passado foram registrados 19 casos. O presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, explica que isso pode acontecer por diversos motivos.
“São inúmeros fatores que levam um mamífero aquático a encalhar, como interação antrópica [ações realizadas por humanos], pesca, poluição e doenças que os animais podem adquirir. As espécies mais afetadas geralmente são as mais costeiras, que têm mais interações com o ser humano”, explicou.
Bruno orienta que os banhistas devem evitar interagir com animais que estiverem encalhados sem antes receber orientações de especialistas.
“O primeiro passo é ligar para as instituições responsáveis para não tentar fazer os primeiros socorros sem a devida orientação. [É preciso] tentar entrar em contato conosco para gente possa orientar corretamente e garantir que o animal fique vivo sem ninguém se machucar. A partir daí é uma corrida contra o tempo para que a nossa equipe cheguem para dar o atendimento responsável”, disse.
Golfinho foi devolvido ao mar por pescadores
Arquivo pessoal
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.