Anatel quer que chamadas de call center sejam identificadas com nome da empresa e assunto

Medida começará a ser implementada neste ano pelas operadoras em parcerias com grandes call centers. Adesão é opcional. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira (27) que vai começar a implementar, em conjunto com as operadoras de telefonia, protocolos para que chamadas de empresas de call center sejam identificadas e autenticadas com o nome da empresa e o assunto.
Gustavo Santana Borges, superintendente de Controle de Obrigações, diz que a expectativa é que a medida comece a ser implementada neste ano, mas ganhe mais adesão em 2024. A adesão será opcional.
Funcionará assim: a Anatel, em parceria com as operadoras, estabelecerá os protocolos e requisitos para identificação e autenticação das chamadas.
Depois, as operadoras contratarão os sistemas para viabilizar a medida. Uma vez que os sistemas estejam implementados, as operadoras poderão oferecer aos seus clientes. O foco são as grandes empresas de call center.
Caso a empresa de call center venha a aderir à medida, as ligações de seus clientes passarão a ser identificadas no visor do celular com informações como:
nome da empresa
número
logomarca da empresa
assunto da chamada
Também haverá um selo identificando que é um número autenticado, ou seja, validado, não se tratando de uma ligação fraudulenta, por exemplo.

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