Adriana Calcanhotto estreia turnê em homenagem a Gal Costa em Porto Alegre: ‘um presente’


Turnê de ‘Gal: Coisas Sagradas Permanecem’ tem shows agendados para Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Santos e Salvador. Adriana Calcanhotto estreia em Porto Alegre turnê em homenagem a Gal Costa (1945-2022)
Montagem sobre fotos de Leo Aversa/Divulgação e Marcos Hermes/Divulgação
É de uma música escrita por Caetano Veloso que Adriana Calcanhotto pinçou o nome da turnê que estreia nesta quinta-feira (27), em Porto Alegre, em homenagem a Gal Costa (1945-2022): “coisas sagradas permancem”, escreveu o compositor baiano em “Recanto Escuro”, música gravada por Gal em 2011. A composição segue: “espírito é o que enfim resulta”, para, no fim, decretar: “feito: cantar”.
MAURO FERREIRA: Adriana Calcanhotto evoca a Gal da fase ‘Tropical’
A celebração da obra sagrada de Gal Costa, cujo feito era, de fato, cantar, é o mote de “Gal: Coisas Sagradas Permancem”, show de Adriana Calcanhotto. Na apresentação, a cantora gaúcha interpreta músicas de diversas fases de Gal, principalmente composições que fazem parte das trajetórias de ambas. A ideia partiu de Marcus Preto, produtor e diretor artístico de álbuns e shows de Gal Costa nos últimos 9 anos.
“Fiquei muito comovida, porque eu amava muito, muito a Gal. Então considerei um presente. Isso me deu também a possibilidade de entender essa perda, que eu achei muito repentina. Não eu, todos nós achamos. Uma partida muito repentina, a gente ficou sem chão. E acho que fazer esse show nos ajuda todos”, diz Adriana Calcanhotto em entrevista ao g1 horas antes da estreia.
Depois de Porto Alegre, a turnê segue para Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Santos e Salvador. Confira detalhes abaixo.
Além de Marcus Preto, também participaram da idealização do projeto membros da equipe que trabalhava com Gal Costa até sua morte, em 2022. Como a cantora se manteve ativa até os últimos dias, ainda havia apresentações com datas agendadas – dias em que serão feitos os shows de Calcanhotto.
“A equipe da Gal, a banda, todo mundo, queria fazer uma homenagem, e ela ainda tinha datas, porque ela vinha trabalhando, estava animada, cantando. Então eles ficaram com vontade de cumprir essas datas como um tributo e me chamaram para fazer”, conta.
Repertório
Adriana Calcanhotto
Leo Aversa/ Divulgação
Adriana e Marcus assinam juntos a direção do espetáculo, que terá cenário concebido por Omar Salomão, filho de Waly, poeta e letrista que é figura central na cantora baiana. A banda será composta por músicos que tocaram com Gal em seus trabalhos mais recentes: Limma (teclados), Fabio Sá (baixo) e Vitor Cabral (bateria e percussões) integram o trio que acompanhou a cantora em sua última turnê, “As Várias Pontas de uma Estrela”, enquanto Pedro Sá (guitarra e violão) esteve na turnê de “A Pele do Futuro”.
O repertório deve ter 21 ou 22 músicas que fazem parte da história tanto de Gal quanto de Adriana. Por exemplo, “Esquadros”, composição da gaúcha que foi gravada pela baiana em 1998. Ou “Volta”, música de Lupicínio Rodrigues, compositor gaúcho que já foi homenageado por ambas.
“É muito difícil a escolha, porque ficam milhões de canções maravilhosas de fora do roteiro. Mas tem muitas canções que têm a ver com a minha vida, com coisas que me marcaram, com coisas que até me incentivaram a escolher essa aventura pela música. Então, vai ser muito muito emocionante estar com ela, no palco com a banda dela, com as pessoas dela”, diz Calcanhotto.
E o clima do show deve ser de celebração, mas também, é claro, de muita emoção:
“Ontem [quarta-feira, 26] fiz o ensaio geral e senti isso, que vai ser muito emocionante, muito bonito. Eu estou muito animada para o show. A estreia em Porto Alegre é muito especial, porque é minha terra, minha casa”, revela.
Adriana Calcanhotto em “Gal: Coisas Sagradas Permanecem”
Quinta-feira (27), às 21h
Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681), em Porto Alegre
Ingressos entre R$ 150 e R$ 550, à venda na PUCRS Store (Living 360º, prédio 15, Campus da PUCRS), das 10h30 às 20h30, ou na bilheteria do Salão de Atos da PUCRS, no dia do show, 2h antes do início, se restar ingressos
Turnê
29 de abril – Rio de Janeiro, no Vivo Rio
5 de maio – Curitiba, no Teatro Guaíra
7 de maio – Belo Horizonte, no Minascentro
11 de maio – São Paulo, no Tokyo Marine Hall
12 de maio – Santos, no Centro de Convenções Blue Med
14 de maio – Salvador, na Concha Acústica TCA

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.