Educação em Jaguariúna: aprendizagem criativa e bolsa para faculdade


As escolas municipais Professor Irineu Espedito Ferrari e Mario Bergamasco já adotam os métodos e conceitos da aprendizagem criativa e são consideradas escolas-piloto do projeto
Divulgação: Prefeitura de Jaguariúna
Jaguariúna é uma das dez cidades do País selecionadas pela RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa) para participar de um programa nacional pioneiro que implementa práticas e métodos de ensino para tornar os estudos mais prazerosos nas escolas municipais. O município já adota o novo método de ensino em duas escolas municipais e deverá ampliar o programa nos próximos anos.
As escolas municipais Professor Irineu Espedito Ferrari e Mario Bergamasco já adotam os métodos e conceitos da aprendizagem criativa e são consideradas escolas-piloto do projeto.
Na aprendizagem criativa, os professores são incentivados a desenvolver as atividades com os alunos de 6 a 12 anos. A ideia é que os educadores da cidade utilizem princípios da atividade criativa e recursos de robótica, computação criativa como o “Scratch” e materiais acessíveis e reutilizáveis como o papelão, cola, papel, tesoura e embalagens recicláveis.
Em Jaguariúna, os trabalhos começaram a ser feitos desenvolvidos em julho de 2021, com a implantação das práticas de aprendizagem e abordagem pedagógica.
O Programa Escolas Criativas é uma iniciativa da RBAC, que conta com apoio da Fundação Lemann e da Fundação Lego, para incentivar a adoção sustentável de práticas mais criativas, mão na massa e relevantes para os alunos em escolas públicas do Brasil. O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), um dos mais conceituados institutos de pesquisa do mundo, também é parceiro do programa.
Prouni Municipal
Outro programa de sucesso é o Prouni Municipal, que oferece 70% de desconto nas mensalidades para os alunos cursarem o ensino superior. O programa de concessão de bolsas de estudo do ensino superior é voltado exclusivamente para moradores de Jaguariúna.
No total, são disponibilizadas todos os anos até 500 vagas para os mais diversos cursos no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). Criado em 2009, o Prouni Municipal já deu oportunidade a mais de 6 mil estudantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.