Teresina ganha ‘ambulatório de sexualidade’ para atender crianças e adolescentes de 10 a 19 anos

teresina-ganha-‘ambulatorio-de-sexualidade’-para-atender-criancas-e-adolescentes-de-10-a-19-anos


O serviço tem o objetivo de atuar na redução de gravidez na adolescência e prevenção ao uso de drogas. Atendimentos serão realizados na última segunda-feira de cada mês, na UBS da Santa Maria da Codipi. Teresina disponibiliza novo ambulatório de sexualidade para jovens de 10 a 19 anos; objetivo é reduzir índice de gravidez
Divulgação/FMS
Teresina ganhou esta semana um Ambulatório de Sexualidade, que oferece serviços de saúde gratuitos para crianças e adolescentes, de 10 a 19 anos. O setor funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Maria da Codipi, Zona Norte da capital.
Entre os serviços estão avaliação antropométrica (peso e altura), vacinação e atividades de educação em saúde. Os atendimentos serão realizados na última segunda-feira de cada mês. Não há necessidade de agendamento.
“O serviço tem a finalidade de atuar na redução do índice de gravidez na adolescência e prevenção ao uso de drogas, além de tratar de vários temas relacionados à puberdade, dúvidas próprias desse período da vida e realização de ações de proteção em saúde. É uma ação da equipe 6 do programa Estratégia Saúde da Família dessa UBS”, explicou a enfermeira Lívia Mello, que atua na UBS da Santa Maria da Codipi.
Segundo a enfermeira, o atendimento inicia logo na sala de espera, antes da assistência individual e sigilosa, quando o paciente faz uma atividade para tratar de tabus e preconceitos relacionados a temas como sexualidade.
“Os pais também são convidados a participar e são bem-vindos para entenderem do que se trata o ambulatório e se apropriarem das informações para que o debate sobre a sexualidade continue no ambiente domiciliar”, garantiu.
LEIA TAMBÉM: Piauí inaugura primeira sala de escuta especializada para menores vítimas de violência
📲 Veja as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.